Centro de Produções Técnicas
Voltar

Como montar um restaurante self-service

Os restaurantes self-service se apresentam como um ramo promissor que continua crescendo continuamente.

Como montar um restaurante self-serviceSelf-service é uma forma de serviço que agradou ao público, que os procuram por diferentes motivos, dentre eles a economia de tempo e dinheiro. Saiba como montar um restaurante self-service. É um ramo que cresce muito e com tal crescimento, a boa comida não é mais diferencial para alcançar sucesso entre os clientes.

Além de qualidade e variedade, é preciso investir na ambientação, forma de pagamento, preços, enfim, agregar uma série de fatores que conquiste seu cliente tornando-o fiel.

Antes de abrir as portas, porém, tome cuidado com alguns detalhes preciosos. Observe bem onde quer instalar o restaurante. Dê preferência aos locais com escassez nesse tipo de serviço - o que poderá torná-lo valioso. E, claro, pesquise se há público na região, opte por regiões onde exista grande concentração de pessoas.

Faça uma pesquisa, conheça a concorrência e observe bem o que falta na área onde pretende se instalar. Lembre-se de avaliar o gosto das pessoas que vivem ou trabalham no local, o nível intelectual, padrão econômico, preferências. Com essas informações em mãos fica mais fácil saber que tipo de refeição preparar - simples, sofisticada, regional.

O modelo self-service vem atender uma necessidade da rapidez e praticidade dos dias de hoje. Mas não é apenas no dia-a-dia e nas ruas e shoppings que encontramos esse modelo. Em lugares de descanso e lazer, como hotéis fazenda, clubes e pesque-pagues também os self-service também são encontrados, ou seja, as pessoas, além de buscarem bons preços, não querem esperar muito na hora de fazer as refeições.

Análise e planejamento


Observando esse retrato, é perceptível que investir em um self-service é um bom negócio. Porém, não basta apenas abrir as portas. Todo empreendimento exige, em primeiro lugar, um bom planejamento, pois é preciso conhecer e estudar aspectos, como legislação, localização, contratação, treinamento, cardápio, custos, enfim, tudo o que envolve o possível sucesso de um negócio.

Depois de escolhido bem o local a ser instalado, o próximo passo é aprender sobre administração de compras, estoques, vendas e finanças. Cadastrar fornecedores (conhecendo suas vantagens e desvantagens), fazer uma pesquisa de preço para adquirir os equipamentos necessários, decoração, divulgação. Além da seleção dos funcionários.Como montar um restaurante self-service

O trabalho em um restaurante deve começar cerca de quatro horas antes do horário de abertura - normalmente as onze. Além disso, é preciso estar preparado para surpresas como a chegada de grandes grupos de pessoas sem aviso prévio. Por isso, é fundamental ter uma pessoa atenta, de grande equilíbrio e bom senso à frente da gerência.

A quantidade de refeições servidas a cada dia, preços acessíveis, rapidez no atendimento e um bom conhecimento são fatores que influenciam muito no tipo de negócio que você está abrindo.

Equipamentos

O quadro abaixo mostra alguns equipamentos necessários para a montagem de um restaurante self-service. 

Fogão industrial

Freezers e geladeiras comerciais

Processador de alimentos, liquidificadores industriais, espremedores para sucos

Balcões térmicos - frio e a vapor

Utensílios de cozinha

Balança eletrônica

Mesas e cadeiras

Legislação

Um restaurante é uma empresa comercial do ramo alimentício, portanto deverá obedecer à legislação especifica para esses casos. Procure a prefeitura da sua cidade para saber quais as regulamentações para a instalação da empresa. Para o funcionamento, são necessários inspeções e alvará de funcionamento. Geralmente as inspeções mais rigorosas são em relação à legislação sanitária. Conheça bem as normas e legislação especifica. Existem quatro aspectos básicos no código sanitário:

  • Aspectos construtivos e estruturais dos estabelecimentos.
  • Funcionamento dos estabelecimentos.
  • Registros, controles e padrões dos alimentos.
  • Fiscalização, infração e penalidade.

Estar sempre em dia com o cumprimento da legislação, que é realizada por autoridades federais, estaduais ou municipais, é fundamental, pois declarar falta de conhecimento não o livrará de multas por desobediência às normas. Lembre-se, isso nunca é aceito como desculpa! As conseqüências da falta de cumprimento das normas vão desde concessões especiais previstas em códigos e advertências até o cancelamento do alvará de funcionamento.

** O que fazer para abrir meu restaurante?

Os passos para abrir o seu empreendimento são os seguintes:

  • Registrar a firma individual ou o contrato social de constituição de sociedade na junta comercial.
  • Obter o número de inscrição no cadastro de contribuintes do ministério da Fazenda.
  • Obter número da inscrição estadual.
  • Obter alvará de licença na prefeitura.
  • Inscrição no INSS.
  • Registro no sindicato de classes.

 Higiene


Sem conhecer muito bem o código sanitário, não existe sucesso para o seu empreendimento. Além da preocupação com a qualidade dos alimentos e com a fiscalização, os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade dos restaurantes – o que faz com que o escolham pelo padrão de higiene e avaliação das instalações.Como montar um restaurante self-service - Higiene

Primeira providência a ser tomada: adequar o restaurante em relação às normas sanitárias e, claro, ter funcionários conscientes da importância desse cuidado constante. Como fazer isso? Por meio de treinamento de pessoal e rigorosa inspeção.

Alguns procedimentos a serem levados em consideração na hora da higienização:

  • As mãos devem ser sempre muito bem lavadas e higienizadas. Os manipuladores de alimentos não podem usar adornos, esmaltes e unhas grandes.
  • Uso constante de gorros ou bonés.
  • As frutas e verduras devem ser bem lavadas e ficarem algum tempo em produtos bactericidas ou vinagre.
  • Os utensílios devem ser lavados e higienizados logo após o preparo das refeições e o ambiente deve ser lavado e higienizado com produtos específicos.
  • O lixo deve ficar em local separado da cozinha e da despensa em sacos plásticos fechados.
  • As instalações devem ser dedetizadas de quatro em quatro meses.
  • Tomar todas as medidas para evitar a proliferação de insetos e roedores.

Vídeo como montar um restaurante self-service:

Você vai gostar de ler:
Curso Cozinha Mineira - Localização e Instalação do restaurante
A cozinha mineira está muito ligada à terra e muitos restaurantes estão situados no meio rural em restaurantes às margens de rodovias e em estalagens, hotéis-fazenda ou sítios, em virtude do gra...
Curso Cozinha Mineira - Surgimento e características principais
Os portugueses vieram em busca de ouro e pedras preciosas e aqui encontraram os índios que os ensinaram a colher da terra o que ela ofertava; colhiam milho, mandioca, batata e mel. Mais tarde, vieram...
Curso Cozinha Árabe – A culinária árabe no Brasil
Os árabes e seus descendentes tiveram a acolhida no Brasil facilitada pela existência de uma identidade cultural entre os dois povos provocada pela colonização portuguesa, pois Portugal trazia for...

Deixe seu comentário