Como montar um berçário e creche

Durante muitos anos, creche foi o local onde as mães das famílias de baixa renda deixavam os filhos para irem trabalhar era uma prestação de serviços

Essa é uma área que cresce cada vez mais, pois a tendência dos pais saírem para trabalhar e não terem com quem deixar as crianças e escolherem um local especializado é cada dia maior

Durante muitos anos, creche foi o local onde as mães das famílias de baixa renda deixavam os filhos para irem trabalhar era uma prestação de serviços com toda tradição assistencialista. Na década de oitenta, com a grande saída das mulheres para o mercado de trabalho, esse conceito começou a mudar. As classes mais altas também começaram a procurar por esse serviço, que já passava por mudanças conceituais à medida que se avançavam os estudos sobre a psicologia infantil.

A creche de hoje é uma instituição educacional que propõe uma forma inovadora de criar uma criança, um local onde ela recebe assistência física, motora, afetivo-social e intelectual.

As famílias nas quais tanto o pai quanto a mãe saem para trabalhar são cada dia em maior número e um ambiente que oferece uma equipe preparada, formada na área de educação infantil e apoiada por profissionais de diversas áreas e especializada em crianças de 0 a 4 anos é o que esses pais precisam para trabalhar com tranqüilidade.

Planejamento

O empreendedor que optar pela educação infantil e oferecer qualidade em todos os aspectos do serviço vai sempre encontrar demanda e a iniciativa privada tem tido grande êxito no ramo.

Porém, para lidar com crianças não basta abrir uma porta. É necessário conhecer profundamente o assunto e, para isso, um bom planejamento é fundamental.

  • Defina seu público e o tipo de creche: se a creche for um empreendimento, analise a localização e a demanda existente no local.
  • Conheça a legislação específica: é fundamental conhecer a legislação referente à educação infantil.
  • Avaliação financeira: faça uma planilha de custos para conhecer a viabilidade do projeto.

Normalmente se inicia uma creche como um pequeno berçário ou creche doméstica. A maioria dos berçários e creches começou a funcionar trabalhando com poucas crianças e foram ampliando aos poucos.

Localização e instalações

O primeiro ponto a analisar para dar inicio ao seu empreendimento é onde se localizará seu empreendimento, pois não adianta investir onde não há público. A área escolhida deve ser tranqüila e com pouco movimento de carro. Porém, não se esqueça, de que deve ser de acesso fácil. Os bairros residenciais são os preferidos.

Características fundamentais do imóvel para ser instalado o berçário e creche:

  • Arejado.
  • Seguro.
  • Boa área externa.
  • Paredes e pisos fáceis de serem limpos.
  • Cozinha adequada e bem equipada.
  • Vários banheiros com instalações adequadas para as crianças.

A creche deve ser o prolongamento do lar da criança e, por esse motivo, o relacionamento entre a empresa e os pais deve ser harmonioso e de muita confiança. Os pais devem ter liberdade para expor suas dúvidas e apreensões e os dirigentes devem sempre estar dispostos a ouvi-los e dar a eles liberdade de terem contato com os profissionais que lidam diretamente com as crianças.

A creche deve conhecer bem cada criança que chega e, por isso, as informações passadas pelos pais no momento da matrícula são muito importantes.

Higiene

Os procedimentos com a higiene em uma creche são de extrema importância, principalmente na cozinha, pois qualquer descuido pode trazer transtornos. Os colaboradores devem ser muito bem treinados em questões como lavagem das mãos e dos utensílios, proteção e uso de uniformes.

É muito bom saber o que os pais querem, mas, melhor ainda, é surpreender sempre apresentando novidades.

Outro fator muito importante é a higiene das crianças. É preciso muito cuidado nesse momento.

  • Nunca adiar o momento da troca de fraldas. A responsável por isso deve estar sempre com as mãos higienizadas e quentes e proceder com muito rigor e carinho.
  • A hora do banho requer também muito cuidado. A banheira deve estar muito bem limpa e higienizada com álcool e cada criança deverá ter seus próprios objetos em estojo, que deve estar às mãos da auxiliar nesse momento.

Atividades

A brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência e, por isso, essa deve ser a atividade principal, mesmo para as crianças menores. Por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem suas atividades motoras e psicológicas.

As atividades devem ser muito bem programadas e cada turma deve ter o seu horário no pátio, na areia, piscina e gangorra. Porém, tudo deve ser bem programado para que não ocorram incidentes.

A criança deve ter contato com a natureza, mas não se esqueça de tomar cuidado com a exposição dos pequenos ao sol. Por isso, os horários devem ser muito bem observados.

O brincar é uma atividade que motiva e estimula e apresenta-se como uma atividade que satisfaz as necessidades referentes ao que motiva a criança a agir e também uma atividade que proporciona prazer.

Adaptação

É muito comum que as crianças estranhem o ambiente nos primeiros dias e isso pode deixá-la irritada ou insegura. Mas tome cuidado: não tente compensar a ausência com excesso de proteção, pois isso pode deixar a criança ainda mais insegura.

  • A criança deve ser preparada antes de ir pela primeira vez para a creche, mas faça isso com moderação para que ela não se sinta desconfiada e insegura.
  • Cuidados como troca recente de residência, retirada de chupeta ou fralda, troca de mobílias ou perda de alguém querido devem ser vistos com atenção nesse período de adaptação na creche.
  • Cabe à mãe ou ao pai entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando que ela fique.
  • Não é recomendável deixar que o educador tire a criança do colo da mãe.
  • Incentive a criança a procurar a ajuda do educador em caso de necessidade.
  • Se a creche transmite e seus profissionais transmitem aos pais confiança, a criança também se sentira segura.

 

Vídeo Curso Como Instalar e Administrar um Berçário e Creche:

Emprego e Renda 08-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Maria Auxiliadora da Silva

14-01-2019

Boa tarde! Gostaria de maiores informações, inclusive jurídicas e de equipe de trabalho, para montar um Hotelzinho Infantil. Obrigada!

Resposta do Emprego e Renda

14-01-2019

Olá Maria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Celma Cristina

04-05-2018

Boa noite!! Sou fonoaudióloga e estudante de psicopedagogia! Trabalho com crianças no consultório, sou apaixonada pelos pequerruchos e desde muito cedo sabia que tinha vocação pra trabalhar com crianças!! Então quero montar um berçário hotelzinho que possa também funcionar nas férias e quero saber tudo, todas as informações possíveis!!! Obrigada

Resposta do Emprego e Renda

07-05-2018

Olá Celma Cristina, Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

IARA

17-10-2017

Gostaria de abrir um berçario preciso de mais informações. Desde já agradeço

Resposta do Emprego e Renda

20-10-2017

Olá Iara, Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em breve, uma das nossas consultoras entrarão em contato com mais informações e esclarecimentos sobre o curso que aborda sobre a implantação de um berçário. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Josilene

07-01-2017

Olá sou técnica em Enfermagem já trabalhei muito com criança e vou abri o um berçário/creche vocês pode ajudat com mais informações .

Resposta do Emprego e Renda

09-01-2017

Olá Josilene, Agradecemos seu comentário em nosso site, nossas consultoras entrarão em contato com mais informações. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Gisele Reami

06-01-2017

Boa tarde gostaria de adquirir o livro de Berçários qual o valor e como eu faço. Desde ja agradeço

Resposta do Emprego e Renda

09-01-2017

Olá Gisele, Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Andreaacute

15-07-2016

Olá, boa tarde! Sou enfermeira e vou abrir uma creche/berçario, poderiam me ajudar com maiores informações? Desde já agradeço.

Resposta do Emprego e Renda

18-07-2016

Olá Andreá, Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Eneida Alvares Mendes

10-05-2016

Bom dia. Excelente artigo. Parabéns! Gostaria de saber qual o mobiliário necessário para abrir o espaço e qual a diferença entre creche, berçário, hotelzinho e escolinha. Em todos eles há a necessidade de um profissional em pedagogia? Grata.

Resposta do Emprego e Renda

11-05-2016

Olá Eneida, Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sim, é necessário um profissional de pedagogia na creche, em relação ao mobiliário vai depender do tamanho da escola, o numero de crianças e a idade de cada uma delas. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

luisa

13-01-2016

hola,gostei muito desse artigo,eu já estava pensando em abrir uma creche em minha casa. Sou estudante estou cursando o sexto semestre em pedagogia,adoro o que faço e já tenho uma ideia de como trabalhar ate porque venho adquirindo experiencia desde o inicio da faculdade porque sempre procurei fazer estágios na educação infantil.A principio o que estou procurando e uma orientação de como iniciar meu negocio passo a passo.obrigada e tenha um om dia.

Resposta do Emprego e Renda

29-01-2016

Olá, Luísa! Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Copie e cole o link abaixo em sua ferramenta de pesquisa. Ele a levará a vários de nossos artigos sobre creches. Esperamos que goste. http://www.cpt.com.br/busca/artigos/creche Atenciosamente, Silvana Teixeira.

Hosana Reis

14-12-2015

Boa noite, Gostaria de uma informação: Tenho magistério, sou bacharel e licenciada em história e desejo abrir um hotel ou berçário, no entanto, quero saber se preciso ter pedagogia para tal função. Desde já agradeço Att, Hosana Reis

Resposta do Emprego e Renda

15-12-2015

Olá, Hosana! Você precisa de uma pedagoga responsável na creche. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

liliam

18-11-2015

sempre sonhei em ter uma creche e hotelzinho infantil, decidi enfrentar os obstáculos e transpor barreiras para que esse sonho se realize. Preciso de orientações. grata Liliam

Resposta do Emprego e Renda

19-11-2015

Olá, Liliam! Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Cassia

23-04-2015

Olá, gostei muito de seu artigo realmente era o que eu estava procurando, abriu muito minha mente porém, preciso de mais detalhes e tirar algumas dúvidas do tipo orçamentos. Como faço para ter resposta a minhas dúvidas com você? Abs e obg.

Resposta do Emprego e Renda

24-04-2015

Olá, Cassia! Basta você nos enviar suas dúvidas por aqui mesmo. Abraços. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Estela

03-02-2015

Olá, boa noite! Gostei muito das dicas e como tenho interesse em montar um hotelzinho, gostaria de obter mais informações. Como faço para saber mais, desde já agradeço.

Resposta do Emprego e Renda

04-02-2015

Olá, Estela! Em breve, nossas atendentes entrarão em contato com informações. Agradecemos a visita! Atte. Andréa Oliveira.