Treinamento de barista

Barista é o profissional que tem domínio sobre o processo de produção de drinques de café e latte art, técnica de desenho com leite vaporizado.

Barista é o profissional que tem domínio sobre o processo de produção de drinques de café e latte art, técnica de desenho com leite vaporizado.

 Esse profissional é treinado para oferecer ao cliente o melhor café, o que inclui correta moagem dos grãos e a correta operação e ajuste do equipamento para que o café seja tirado no tempo adequado.

O bom barista sabe mais do que operar uma máquina de café expresso. Ele sabe identificar os bons grãos e blends, além de desenvolver e criar novos drinques.

O mercado de trabalho desse profissional inclui, além das cafeterias, hotéis, restaurantes, supermercados e até mesmo para eventos e festas.

No Brasil essa profissão vem ganhando espaço à medida que a população passa a prestar mais atenção, degustar e avaliar a qualidade do café.

 

 

 


A profissão de barista

O primeiro requisito para exercer a profissão é gostar de café e ter interesse pelo assunto. Identificar-se com qualquer profissão é fundamental para ter sucesso.

Conheça e entenda o seu cliente, pois assim você vai saber o que oferecer para ele. Preste sempre atenção em sua linguagem corporal.

Ter um bom paladar é outro requisito de grande importância. Você precisa distinguir o bom café do ruim, além de saber a diferença entre um café fresco, velho e passado.

A máquina

O conhecimento da máquina de espresso também fundamental, pois existe uma grande diferença entre apertar os botões e saber exatamente o que está sendo feito e o motivo.

Você deve saber regular a máquina para que a temperatura e a pressão sejam corretas, pois o tempo de contato do pó com a água é muito importante.

 

 

 


Classificação do café

O café pode ser classificado de maneiras diferentes. Quanto à bebida, quanto ao tamanho e quanto ao tipo.

Quanto à bebida

Esse tipo de classificação é feito na prova de mesa, em que se determinam os padrões de aroma e sabor. O café admite uma infinidade de sabores e aromas e essas qualidades são influenciadas por fatores, como altitude da lavoura, clima, tipo de colheita e preparação.

As principais características da bebida são aroma, doçura, acidez, amargor e corpo.

Quanto ao tamanho

A classificação dos grãos quanto ao tamanho é feita em peneiras, sendo os grãos menores de ‘peneira 8’ e os maiores ‘peneira 17/20’, os mais valorizados.

Os cafés que possuem todos os tamanhos juntos são conhecidos como ‘Bica de Corrida’.

Quanto ao tipo

A classificação quanto ao tipo é determinada pela quantidade de defeitos encontrados em uma amostra de 300 gramas. Quanto menor o número de grãos com defeito, melhor a qualidade do café.

Os defeitos dos grãos podem ser preto, ardido, cocho, quebrado ou coco, marinheiro, cascas, pau e pedra.

 

Blend 

O blend é uma mistura de diferentes tipos de grãos para obter um produto final desejado. Geralmente o blend é feito com grãos crus, apesar de poderem também ser feito depois de torrados.

Os baristas de níveis mais avançado com maior conhecimento sobre os tipos de café podem criar seus próprios blends.

 

 


O café expresso

O café expresso é preparado coando-se uma pequena quantidade de água, aquecida sob pressão, por um bolo comprimido de grãos torrados e moídos.

O expresso perfeito é aquele que se consegue extrair todos os óleos, açúcares e sabor, coberto por um creme cor de avelã com nuances

Para um café perfeito é preciso ter um blend composto exclusivamente por café arábica, por ter qualidade superior. A máquina deve aquecer a água em uma temperatura entre 88ºC a 92ºC a uma pressão de 9 atmosferas. tigradas. O creme permanece nas paredes da xícara, deixando um colarinho.

O moinho deve ser de fácil ajuste, com as mós afiadas para macerar os grãos corretamente. E, por fim, a habilidade de quem está fazendo o espresso.

 

Etapas para fazer café expresso

Ligue a máquina ao chegar ao estabelecimento. Elas demoram entre 20 e 30 minutos para aquecer.

Deixe o tubo de vapor aberto até se formar vapor e desligue em seguida.

Enquanto a máquina esquenta, coloque os grãos na cúpula do moinho.

Desligue o vapor quando começar a fazer barulho.

Deixe a borra de café no porta-filtro até o momento de preparar um novo café.

A extração do espresso deve durar entre 22 e 28 segundos, nos 50 ml de água.

A água utilizada deve ser mineral ou filtrada.

 

 

 


 

Emprego e Renda 16-02-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

nelson moda militatildeo

13-10-2015

Gostei imenso do que ví e esepero ter o acesso total do cpt

Elaine Sousa

05-10-2015

ola!!! Gostaria de orçamento para livro de organização de eventos e livro para Barista. Grata pela atenção

Resposta do Emprego e Renda

06-10-2015

Olá, Elaine! Agradecemos seu comentário. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos