O apicultor

A apicultura é um ramo da zootecnia que consiste na criação de abelhas providas de ferrão. Se trata de uma prática que pode gerar uma série de

A apicultura é um ramo da zootecnia que consiste na criação de abelhas providas de ferrão. Se trata de uma prática que pode gerar uma série de produtos como mel, própolis, pólen e cera de abelha. Essa infinidade de funções da atividade é um bom atrativo para quem quer ingressar na área.

 O Apicultor é o profissional responsável por toda a gestão do negócio. É ele quem deve estar atento e abastecido de informações técnicas que lhe propiciem o domínio das técnicas. É necessário que ele tenha capacidade analítica para enxergar os cuidados que se deve  ter com o apiário, lugar de criação das abelhas.

Ele deve entender também dos comportamentos das abelhas, saber quais as maneiras de otimizar a produção de tudo aquilo que ele pretende extrair de seu  negócio.

É notável que a Apicultura se trata de um ramo no qual conhecimentos específicos e técnicos são indispensáveis e devem ser bem assimilados pelo profissional, para que ele usufrua de todos os benefícios que essa atividade proporciona. Suas fontes de renda são inúmeras e a produção do mel talvez seja a mais conhecida entre elas.

O mel é um produto de bom valor no mercado, por ser algo saudável e que apresenta uma composição rica, contendo monossacarídeos, aminoácidos, proteínas, enzimas, entre outros. Em meio a  outras funções da apicultura, sua produção é uma ótima fonte de renda.

Sabendo das oportunidades que esse setor apresenta, Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade, elaborado pelo CPT – Centro de Produções técnicas, ensina todas as técnicas de manejo das abelhas, a estrutura necessária que se deve ter e os conhecimentos que envolvem o assunto, para que você seja um bom apicultor, otimize a produção do mel e obtenha o maior lucro possível nesse segmento.

Victor Monteiro 06-08-2012 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.