O ACD - Auxiliar de Consultório Dentário

ACD é a sigla utilizada para se referir aos profissionais aptos a trabalharem em consultórios odontológicos, exercendo funções auxiliares de consultórios dentários....

 

ACD é a sigla utilizada para se referir aos profissionais aptos a trabalharem em consultórios odontológicos, exercendo funções auxiliares de consultórios dentários

 

ACD é a sigla utilizada para se referir aos profissionais aptos a trabalharem em consultórios odontológicos, exercendo funções auxiliares de consultórios dentários. Para se habilitar ao registro e à inscrição, como auxiliar de consultório dentário, porém, o interessado deverá ser portador de certificado expedido por curso ou exames que atendam, integralmente, ao disposto nas normas vigentes do órgão competente do Ministério da Educação e, na ausência destas, em ato normativo específico do Conselho Federal de Odontologia.

Compete ao auxiliar de consultório dentário, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em higiene dental:
a) orientar os pacientes sobre higiene bucal;
b) marcar consultas;
c) preencher e anotar fichas clínicas;
d) manter em ordem arquivo e fichário;
e) controlar o movimento financeiro;
f) revelar e montar radiografias intraorais;
g) preparar o paciente para o atendimento;
h) auxiliar no atendimento ao paciente;
i) instrumentar o cirurgião-dentista e o técnico em higiene dental junto à cadeira operatória;
j) promover isolamento do campo operatório;
l) manipular materiais de uso odontológico;
m) selecionar moldeiras;
n) confeccionar modelos em gesso;
o) aplicar métodos preventivos para controle da cárie dental;
p) proceder à conservação e à manutenção do equipamento odontológico; e
q) realizar lavagem, desinfecção e esterilização do instrumental e do consultório.

Uma das caraterísticas mais desejáveis no profissional ACD é a capacidade de trabalho em equipe e a facilidade de relacionamento com outras pessoas, sejam clientes (pacientes), fornecedores, prestadores de serviços ou os membros da equipe técnica. Portanto, é exigido deste profissional desenvolver e, ou aperfeiçoar suas habilidades para alcançar os padrões comportamentais desejáveis para a profissão.
Além disso, por estar vinculado ao Conselho Regional de Odontologia do Estado, portanto um profissional da área de Saúde, os cuidados com a higiene e a apresentação pessoal devem merecer atenção especial.

Ciente da importância desse profissional, o CPT – Centro de Produções Técnicas lançou o Curso “Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASD”, que apresenta tudo que é preciso saber para o exercício eficiente da profissão. Aproveite o mercado promissor, que ainda conta com poucos profissionais e torne-se um ACD.

Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 03-08-2015 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.