Treinamento de pizzaiolo - conheça o valor da clientela

Os clientes são a principal razão da existência de qualquer empresa, principalmente das que trabalham com produtos alimentícios, como as pizzarias. Para os pizzaiolos, que...

 

A clientela precisa ser bem atendida e todo e qualquer esforço feito no sentido de agradá-la representa valores que os pizzaiolos estarão agregando à sua função e ao seu marketing pessoal

A clientela precisa ser bem atendida e todo e qualquer esforço feito no sentido de agradá-la representa valores que os pizzaiolos estarão agregando à sua função e ao seu marketing pessoal. Diante dessa consciência, o primeiro passo é, sem dúvida, o treinamento, a mudança ou aprimoramento na forma de pensar e de agir, cujos resultados farão parte da postura profissional. O pizzaiolo deverá atentar-se, então, para alguns pontos importantes. Por exemplo:

 

Apresentação pessoal

Cuide do seu visual. Esteja sempre vestido adequadamente, de preferência com uniforme de cor clara, para que as pessoas possam ter certeza das condições de higiene e limpeza. O fato de você trabalhar diretamente em contato com o forno não deve ser argumento para estar com uniforme sujo e mal cuidado. Use sempre cabelos aparados ou totalmente presos; não use adornos pessoais como brincos, anéis, alianças ou pulseiras. Seja, portanto, vaidoso, procure estar bem apresentável, em excelentes condições de higiene pessoal. Pois, pode ter certeza que a maneira como você se veste será notada pelos clientes que você irá atender.

Pontualidade

Estar sempre no local de trabalho, em condições de iniciar suas atividades, no horário combinado, é uma obrigação do colaborador e respeito para com os demais colegas de trabalho, com o estabelecimento e para com os clientes. Seja responsável pelos seus atos e nunca mude o seu comportamento, em função de atitudes incorretas de outros colaboradores, caso isso venha ocorrer em seu ambiente de trabalho. Não é correto priorizar seus afazeres pessoais e sacrificar a sua jornada no trabalho. Este é um ponto importante que demonstra profissionalismo e comprometimento com a organização e com suas obrigações.

Cordialidade

Seja cordial com seus colegas de trabalho, procurando manter sempre uma atmosfera de respeito no ambiente em que você trabalha. Ouça as reclamações e procure tirar proveito. Saiba que dificilmente alguém fará uma reclamação sem algum fundamento, mesmo que para você isso possa parecer exagero. Faça das reclamações um momento de aprendizado e faça o possível para que elas sejam minimizadas. Se alguém alterar a voz, procure manter a calma, a serenidade e a segurança para que eventuais conflitos, mesmo que pequenos, não se transformem em um problema maior.

Fale pouco

Evite conversas desnecessárias e concentre a atenção em seu trabalho. Ainda mais que, no caso de pizzarias, você terá de ser ágil e bastante atento, pois qualquer deslize comprometerá a qualidade do produto final.

Aprimoramentos

Esteja sempre “antenado” para com as novidades do mercado. Achar que sabe tudo é um erro muito comum e que compromete o trabalho das pessoas. Nunca esqueça que, enquanto você está trabalhando, outras pessoas estão aprimorando métodos, desenvolvendo fórmulas, gerando resultados. E você precisa estar sempre atualizado, pois se hoje você sabe muito, amanhã seu conhecimento poderá estar ultrapassado e se tornar insuficiente, diante das constantes mudanças e aprimoramentos pelos quais o mercado vem passando.

Por Silvana Teixeira.
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Silvania Teixeira 14-09-2015 Formação Profissional

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