Como recuperar arquivos apagados por engano do computador?

Todos os usuários já passaram por problemas de apagar arquivos que não eram para ser apagados. Isso acontece com todo o mundo, com todos os sistemas operacionais.

A boa notícia é que quando o usuário manda apagar um arquivo de um dispositivo, ele não é apagado, somente não disponibilizado até que o sistema precise daquele espaço no disco

 

Todos os usuários já passaram por problemas de apagar arquivos que não eram para ser apagados. Isso acontece com todo o mundo, com todos os sistemas operacionais. A boa notícia é que, quando o usuário manda apagar um arquivo de um dispositivo, ele não é apagado, somente marcado para que não seja disponibilizado até que o sistema precise daquele espaço no disco ou no pen drive. Esse conhecimento é fundamental para quando você passar por problemas de ter apagado ou perdido dados em um disco. Se o sistema precisar de espaço, ele vai substituir os dados que estavam no disco por outros. A primeira providência, então, quando se quer recuperar disco é NÃO utilizá-los para que o sistema não precise gravar dados (o que será feito por cima dos arquivos que estão apagados). Por causa desse detalhe, alguns sistemas operacionais transferem os arquivos para a lixeira, como o Windows e o próprio Linux.

Para recuperar um arquivo que foi apagado de forma equivocada:

A- clique no ícone Trash (lixeira em inglês);
B- identifique a pasta ou arquivo a ser recuperado;
C- clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta a ser recuperada e na opção restaurar.

Por Silvana Teixeira.

Conheça o Curso CPT Instalação e Configuração do Linux.

Silvania Teixeira 21-03-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.