Fotometria: você sabe o que é e para que serve?

A partir dos três princípios básicos, o fotógrafo profissional ou até mesmo os amantes da arte de fotografar aprendem a controlar a luz em uma fotografia: velocidade do...

Um dos maiores desafios dos fotógrafos é calcular o quanto de luz deixar passar para que a fotografia fique com a intensidade luminosa. A este cálculo dá-se o nome de fotometria

A partir dos três princípios básicos, o fotógrafo profissional ou até mesmo os amantes da arte de fotografar aprendem a controlar a luz em uma fotografia: velocidade do obturador, abertura do diafragma e o ISO. Com esses três elementos, ele consegue manipular a quantidade de luz que chega ao sensor e, ainda, trabalhar com os efeitos que cada um desses elementos tem como consequência. Dessa forma, o fotógrafo pode desenhar a luz, deixando a fotografia da forma que ele planejou.

Segundo Fabrício Cavalcanti, professor do Curso CPT de Fotografia, “Para um trabalho perfeito é necessário, no entanto, aprender medir essa luz, para que chegue ao sensor a quantidade correta para deixar a fotografia com a intensidade de luz ideal para o resultado desejado”.

Desde o início da fotografia, um dos maiores desafios é calcular a exposição correta, ou seja, quanto de luz deixar passar para que a fotografia fique com a intensidade luminosa e aspecto que desejamos. Com o uso da abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o ISO podemos controlar a luz incidente no sensor. Mas, temos de medir essa luz para decidir o quanto deve chegar ao sensor para conseguir o efeito desejado. Essa medição da luz é feita por meio da fotometria e o aparelho que utilizamos para essa medição é o fotômetro. Portanto, o fotômetro é um acessório fundamental para o fotógrafo.

Existem diversos tipos de fotômetro e o considerado clássico é o fotômetro de mão, que mede a luz incidente, ou seja, a luz que chega ao objeto. A grande vantagem desse tipo de fotômetro é que ele mede a luz antes de ela ser modificada pelo objeto.

Em uma cena a ser fotografada sempre existe, pelo menos, uma fonte de luz sobre o objeto. Esse tipo de fotômetro é posicionado no objeto, com a “bolha” branca que recebe a luz a ser medida em direção a câmera. Uma das vantagens desse aparelho é que podem ser medidas as diferentes intensidades de luz que ocorrem no objeto, para que o fotógrafo possa saber como ele está sendo iluminado em sua totalidade.

Ao medir a luz, pode-se regular o fotômetro com duas medidas dos fatores que controlam a luz da câmera fotográfica e ele indica o terceiro para que a luz fique “correta”. Tendo essas indicações, basta regular a câmera com esses valores de abertura, velocidade e ISO e realizar a fotografia. Como é um fotômetro de luz incidente, essa medição independe das características da cena a ser fotografada. Os fotógrafos profissionais que fotografam em estúdio, arquitetura, moda e objetos, de forma geral, utilizam esse tipo de fotômetro que é muito mais preciso. Mesmo em eventos, ele pode
ser utilizado, desde que a luz do local do evento não varie ao longo do tempo. Antes de iniciar as seções de fotos, o fotógrafo mede a intensidade luminosa dos diversos ambientes. Dessa forma ele fica sabendo de antemão qual a luz de cada um deles, não precisando se preocupar com o fotometria ao longo do evento.

Conheça os Cursos CPT da área Fotografia.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 16-05-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.