Jardineiro: você sabe quanto cobrar pelos seus serviços?

Cobrar pelos serviços de jardinagem prestados, para quem está iniciando a carreira de jardineiro, é uma das etapas mais difíceis para o profissional. Porém, com o tempo e...

 

Cobrar pelos serviços de jardinagem prestados, para quem está iniciando a carreira de jardineiro, é uma das etapas mais difíceis para o profissional

Cobrar pelos serviços de jardinagem prestados, para quem está iniciando a carreira de jardineiro, é uma das etapas mais difíceis para o profissional. Porém, com o tempo e adquirindo mais experiência e confiança, esta tarefa vai se tornando mais fácil e as decisões mais acertadas.

Segundo Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Jardineiro, “Na composição dos custos de um serviço de jardinagem, todos os itens de despesas deverão compor a planilha de custo. Um desses itens é o custo da mão de obra que para o iniciante pode gerar dificuldades para defini-lo, pois itens como adubos, mudas e gramas são mais fáceis de serem definidos, predominando os preços praticados no mercado local”. Todavia, cabe ao jardineiro fazer uma cotação de preços e escolher o melhor preço associado ao melhor produto para a composição de suas planilhas e com isso ganhar competitividade.

Quando o assunto for o custo de sua mão de obra, você vai se deparar com uma situação sem muitas regras definidas, não existindo uma tabela aplicável para jardineiro, como as estabelecidas por conselhos profissionais da classe. Existem preços por dia de serviço iniciando com piso de R$ 20,00 (Vinte Reais), sem, no entanto, uma determinação do limite, que vai variar com cada caso e região. Para o caso de seus colaboradores, como jardineiros profissionais e ajudantes de jardineiros, negocie um preço bom para as partes com base no que for praticado no mercado. Não se esqueça de, ao repassar o preço para o cliente, fazê-lo acrescido dos encargos trabalhistas, o que deve ser consultado a um contador quanto aos seus honorários.

Sugerimos três formas de cobrança:

1) Por administração da obra, sendo execução (montagem) do jardim ou manutenção.
Quanto cobrar pela administração de um jardim
Nesse caso, o jardineiro receberá como honorários um percentual sobre o custo total da obra, que varia conforme o grau de envolvimento do profissional com a obra, por exemplo, se fica a cargo dele contratar o pessoal, fretar, providenciar a compra de mudas e outros. Ou se sua participação se restringirá somente a administrar, tendo os recursos humanos e materiais no local da obra. Tudo dependerá do interesse do cliente e da negociação, com base no local, de forma que um valor médio poderia estar na casa dos 15% sobre o valor total da obra.

2) Empreitada
Jardinagem por empreitada - quanto cobrar
O jardineiro é o empreendedor e a partir de um projeto entrega o jardim executado, ficando por sua conta fornecer a mão de obra e todos os outros recursos como mudas, entre outros, necessários à completa execução da obra, fazendo, inclusive, todos os pagamentos das despesas. Poderá ser ressarcido só a partir da entrega da obra, ou durante, tudo conforme negociação. Nesse caso você deve calcular todas as despesas que surgirão com a obra, incluindo nelas o seu tempo de envolvimento em todas as etapas e colocar um valor pelas horas ou dias que serão trabalhados, obtendo o montante que serão seus honorários. Nessa composição de preço, não se esqueça de que em tal modalidade de prestação de serviços você poderá ganhar não só pelo tempo trabalhado, como poderá obter lucro sobre adubos e outros, ao comprá-los no atacado e fornecê-los no varejo, mudas compradas com preços especiais, comum para prestadores de serviços, e repassados a preços praticados para consumidores comuns, ou até mesmo receber comissões por parte de fornecedores, na indicação de um produto ou serviços, dentre outros tipos de ganhos indiretos. Fique atento a tudo para tirar proveito das oportunidades que surgirem ou que possam ser criadas, obtendo uma boa margem de lucro, porém justa. No entanto, não perca a oportunidade de ser competitivo e satisfazer plenamente seu cliente, e com isso cultivá-lo. Guie-se sempre pelo bom senso.

3) Montagem ou manutenção
Montagem ou manutenção de jardim: quanto cobrar
Quando ocorrer prestação de serviços (montagem ou manutenção), em que o material ou muda é fornecido pelo próprio cliente, e o pagamento feito por dia ou empreitada, você terá de definir o preço por dia de seus colaboradores, como o preço de outras despesas, a exemplo do transporte, alimentação, hospedagem do pessoal. Em seguida, estipule o valor dos seus honorários por hora ou dias trabalhados, conclua e entregue seu orçamento. Na busca de um preço satisfatório O mais acertado é você definir qual será o seu preço, quanto gostaria de ganhar por mês. A matemática é a seguinte: pegue este valor e divida pelos 30 dias do mês e achará o valor recebido por um dia de serviço, divida agora este valor pelas 8 horas de um dia de trabalho normal e encontrará o valor que deve ser cobrado por uma hora do seu trabalho para que ao final do mês seja atingido seu desejo.

Persiga seus objetivos


quanto cobrar pelo serviço de jardineiro
Estipule uma meta e a persiga. Não se esqueça, isto deve estar relacionado a um prazo (seis meses, por exemplo). Defina também uma estratégia de ação para ajudar a viabilizar seu projeto. Invista em propaganda, faça contato através de visitas ou por telefone, enfim, verifique os melhores caminhos para se tornar conhecido. Nunca deixe de se atualizar. Invista em você e no seu negócio. Mas não dê passos maiores que suas pernas. Cerque-se de cuidados sem deixar de ser agressivo na busca de novos negócios.

Leve em consideração a realidade local


como cobrar pelos serviços de jardineiro
Ao estipular seu preço, faça-o dentro da realidade local. Não basta só você saber que é bom de serviço, é preciso criar a oportunidade para que um cliente em potencial também o saiba e contrate seus serviços. Às vezes e nem só no começo da carreira de um profissional, ele “paga para trabalhar”, muitas vezes, para depois ganhar em dobro. Cada profissional “vale quanto pesa”. Desenvolva habilidades básicas como uma conduta profissional adequada a sua profissão, dosada pela ética e sendo adepto da preservação ambiental, mostrando habilidades específicas, como competência sobre as técnicas de montar e manter jardins; habilidades gerenciais, planejamento e organização do seu negócio.

Evoluindo nessas frentes, você, com certeza, se tornará essencial para seus clientes, que sempre lhe serão fiéis e crescentes. Aí o preço cobrado e considerado justo por você não será o principal item de decisão para fechamento do negócio.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 11-07-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

valdir bonifacio

14-05-2017

gostaria de saber o custo do curso egtas horas

Resposta do Emprego e Renda

15-05-2017

Olá Valdir Bonifacio, Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao curso. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos