Além de ter competências, as empresas precisam ser dinâmicas e perceptíveis ao cliente. Como fazer isto? Quais as características da sua loja de que os clientes mais gostam? Como fazer com que tudo isto se transforme em ganhos comerciais? Só é vantagem competitiva aquilo que é perceptível pelo cliente. O que é valor para esse consumidor?
Segundo Marcos Lanna, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Gerente de Loja, Muitas vezes as empresas se empenham em fazer coisas diferentes. Seus dirigentes têm consciência de que precisam apresentar coisas novas a seus clientes. Necessário observar, no entanto, que isto é uma grande armadilha. Nenhum de nós vai lucrar devidamente se não focar essas atitudes no sentido dos nossos clientes.
Fazer diferente não quer dizer fazer melhor. E, mesmo fazendo melhor, só aquilo que for percebido pelos nossos clientes terá algum valor essencial. Essa deve ser a nossa meta: agregar valor perceptível aos nossos clientes.
Vamos analisar uma nova situação?
Humberto é o feliz proprietário da Sapataria Passos Largos. Seu estabelecimento comercial está situado numa rua de bom movimento, num bairro de bom poder aquisitivo em sua cidade. A aparência da loja é razoável, as cadeiras confortáveis, as vitrines poderiam ser bem melhores. Não existe um sistema de informações, nem um cadastro decente a loja possui. O Sr. Humberto tem um certo valor que pretende investir no negócio. Está indeciso entre a reforma das instalações e aquisição de novo mobiliário e de um computador com softwares específicos.
Qual a solução mais adequada ao Sr. Humberto? Alguns pontos podem ser ressaltados:
- A empresa vai ganhar em qualquer dos casos do investimento;
- O foco precisa ser respeitado: em qual dos casos agregará mais valor aos olhos dos clientes?
- A aparência do negócio é essencial? Então a reforma da loja pode ser a mais indicada;
- A empresa tem planos de efetuar um excelente trabalho de acompanhamento dos clientes a partir das informações geradas por um software? Isto será importante para agregar valor aos olhos dos clientes? Então esse deverá ser o foco do investimento.
Fica assim evidente a necessidade de trabalharmos com planejamento. Ninguém, em sã consciência, estará em condições de trabalhar o mercado sem um norte bem estabelecido. Onde empregar recursos depende essencialmente de onde se quer chegar com eles o que queremos comunicar a nossos clientes. Não basta estudar. É preciso refletir sobre a utilidade de cada coisa na nossa vida.
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Por Silvana Teixeira.
Sem duvida alguma o empresário que trabalhar com planejamento,com um foco,saber ouvir,ter percepção do que acontece em sua volta tem grande chances de sucesso na sua vida empresarial,profissional,e pessoal.