Vantagem competitiva - você sabe do que se trata?

Além de ter competências, as empresas precisam ser dinâmicas e perceptíveis ao cliente. Como fazer isto? Quais as características da sua loja de que os ...

 

Quais características da sua loja os  clientes  mais  gostam?  Como  fazer  com  que  tudo  isto  se transforme em ganhos comerciais? Só é vantagem competitiva aquilo que é perceptível pelo cliente

Além  de  ter  competências,  as  empresas  precisam  ser dinâmicas  e perceptíveis ao cliente. Como fazer isto? Quais as características da sua loja de  que  os  clientes  mais  gostam?  Como  fazer  com  que  tudo  isto  se transforme em ganhos comerciais? Só é vantagem competitiva aquilo que é perceptível pelo cliente. O que é valor para esse consumidor?

Segundo Marcos Lanna, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Gerente de Loja, “Muitas vezes as empresas se empenham em fazer coisas diferentes. Seus dirigentes têm consciência de que precisam apresentar coisas novas a seus  clientes.  Necessário  observar,  no  entanto,  que  isto  é  uma  grande armadilha”.  Nenhum  de  nós  vai  lucrar  devidamente  se não  focar  essas atitudes no sentido dos nossos clientes.  

Fazer diferente não quer dizer fazer melhor. E, mesmo fazendo melhor, só aquilo que for percebido pelos nossos clientes terá algum valor essencial. Essa  deve  ser  a  nossa  meta: agregar  valor  perceptível  aos  nossos clientes.

Vamos analisar uma nova situação?  



Humberto  é  o  feliz  proprietário  da  Sapataria  Passos  Largos.  Seu estabelecimento comercial está situado numa rua de bom movimento, num bairro de bom poder aquisitivo em sua cidade.  A aparência da loja é razoável, as cadeiras confortáveis, as vitrines poderiam ser bem melhores.  Não existe um sistema de informações, nem um cadastro decente a loja possui. O Sr. Humberto tem um certo valor que pretende investir no negócio. Está indeciso entre a reforma das instalações e aquisição de novo mobiliário e de um computador com softwares específicos.  

Qual a solução mais adequada ao Sr. Humberto? Alguns pontos podem ser ressaltados:



- A empresa vai ganhar em qualquer dos casos do investimento;
- O foco precisa ser respeitado: em qual dos casos agregará mais valor aos olhos dos clientes?  
- A aparência do negócio é essencial? Então a reforma da loja pode ser a mais indicada;
- A  empresa  tem  planos  de  efetuar  um  excelente  trabalho  de acompanhamento dos clientes a partir das informações geradas por um software? Isto será importante para agregar valor aos olhos dos clientes? Então esse deverá ser o foco do investimento.

Fica assim evidente a necessidade de trabalharmos com planejamento. Ninguém, em sã consciência, estará em condições de trabalhar o mercado sem um norte bem estabelecido.  Onde  empregar  recursos  depende  essencialmente  de  onde  se  quer chegar com eles – o que queremos comunicar a nossos clientes. Não basta estudar. É preciso refletir sobre a  utilidade  de  cada  coisa  na  nossa  vida.

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Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 15-08-2016 Formação Profissional

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Comentários

Antonio Eliziario

15-08-2016

Sem duvida alguma o empresário que trabalhar com planejamento,com um foco,saber ouvir,ter percepção do que acontece em sua volta tem grande chances de sucesso na sua vida empresarial,profissional,e pessoal.