Como avaliar um imóvel corretamente?

Não existe uma fórmula mágica que lhe possibilite obter o valor de determinado imóvel. Somente o conhecimento específico do mercado imobiliário e das regras que envolvem...


 Não existe uma fórmula mágica para se obter o valor de determinado imóvel. O corretor deverá possuir alguns conhecimentos específicos do mercado imobiliário para conseguir fazê-lo

Não existe uma fórmula mágica que lhe possibilite obter o valor de determinado imóvel. Somente o conhecimento específico do mercado imobiliário e das regras que envolvem as negociações imobiliárias possibilitará que o corretor de imóveis disponha de conhecimentos para fazer uma avaliação criteriosa dos imóveis dos seus clientes.

Segundo Fernando de Magalhães Júnior, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Corretor de Imóveis, “Para a avaliação do imóvel, você precisará de informações a serem solicitadas aos seus clientes. Uma guia de recolhimento de IPTU, por exemplo, é muito importante, pois contém informações preciosas para o desenvolvimento da avaliação. Na guia de recolhimento do IPTU, você tem a metragem do imóvel, possibilitando que seja feito um cálculo de acordo com o metro quadrado. Você também poderá verificar se aquele imóvel está inserido em uma edificação condominial”.

Esteja atento à necessidade de conhecer os valores dos imóveis que estão sendo ofertados na sua região. Somente através do conhecimento de como funciona a lei da oferta e da procura na sua região você terá condições de fazer uma avaliação criteriosa dos imóveis dos seus clientes.

Evite fazer uma supervalorização do imóvel apenas para que o seu cliente tenha a percepção que conseguirá um bom valor agregado. Uma supervalorização gerará prejuízo à medida que você ofertar esse imóvel no mercado imobiliário e não conseguir adquirente. Se você conseguir
fazer uma avaliação pelo preço justo e coerente com a lei da oferta e da procura, certamente ocorrerá a viabilidade de negócios imobiliários.

Então, a avaliação deve considerar inúmeras características relacionadas ao imóvel, tais como:


- Bairro onde se encontra o imóvel;
- Localização do imóvel no bairro;
- Materiais utilizados na construção;
- O estado de conservação do imóvel;
- A área construída do imóvel;
- O número e as características dos cômodos (salas, quartos, suíte, banheiros etc.);
- O número de vagas de garagem;
- A existência ou não de elevadores (no caso de edifícios);
- A posição do apartamento no prédio (frente, fundos, andares superiores ou inferiores);
- O tipo de acabamento interno e externo;
- As características da vizinhança;
- Disponibilidade de serviços diversos na região (ponto de ônibus, supermercados, padarias, água, luz, telefone etc.);
- Outras.

A importância da avaliação de imóveis pode ser comprovada diante da constatação de ser uma matéria objeto de estudos em cursos de engenharia civil. A avaliação de imóveis é um assunto técnico que foi normalizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), considerando que envolve bens e riquezas, indicadores econômicos e parâmetros técnicos. São vários os métodos de avaliação possíveis de serem utilizados, sendo que cada metodologia possui suas características e particularidades, tornando-as adequadas para casos específicos.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Negócios Imobiliários.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 29-08-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.