Em um restaurante, como ganhar a confiança dos clientes?

A hora ideal de surpreender o cliente e definitivamente ganhar sua confiança é no momento do atendimento, ou seja, desde a hora que ele chega ao seu estabelecimento até o...

 

A hora ideal de surpreender o cliente e definitivamente ganhar sua confiança é no momento do atendimento, ou seja, desde a hora que ele chega até o momento que ele se despede para ir embora

A hora ideal de surpreender o cliente e definitivamente ganhar sua confiança é no momento do atendimento, ou seja, desde a hora que ele chega ao seu estabelecimento até o momento em que ele se despede para ir embora. Segundo Aldo Alves, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Maître, “O ideal é que ele saia do seu restaurante já manifestando o desejo de retornar em outra ocasião”.

Vale lembrar que um atendimento de qualidade vai além da abordagem e do contato com os clientes. Ele engloba o oferecimento de um ambiente que atenda às expectativas do cliente, capaz de lhe proporcionar conforto, segurança, liberdade e, principalmente, alimentos saborosos e de boa qualidade.

Você deverá ser atencioso, educado e bem treinado para saber lidar com seus clientes, saber ouvir, interpretar o desejo de cada um deles, dar sugestões, enfim, fazer de tudo, para que eles se sintam valorizados e satisfeitos pela forma como foram atendidos.

Não   se esqueça  que   você  e  seus  colaboradores   deverão   se apresentar em excelentes condições de higiene e bem cuidados. Isto significa dizer que vocês deverão estar sempre:

- Com boa aparência;
- Com as mãos limpas;
- Com as unhas aparadas;
- Com os uniformes limpos e bem passados;
- Com a barba feita; e
- Com cabelos curtos (homens) ou presos (mulheres).

Afinal, a qualidade do atendimento é também um produto que você vende e, por isso, deve sempre ser praticado, tendo em vista que os clientes são o maior patrimônio de uma empresa e precisam ser bem tratados.

Assim, você e seus colaboradores precisam saber que, para atender bem ao cliente, é necessário:

- Conhecer os elementos básicos de uma conversação;
- Entender o ciclo do atendimento;
- Saber identificar e lidar com os diferentes tipos de clientes; e
- Saber executar com eficiência um atendimento ao telefone.

Com relação aos clientes, no momento do pedido, faça da seguinte forma:

- Deixe-os à vontade. Se perceber que precisam de mais tempo, saia, colocando-se à disposição.
- Faça perguntas pertinentes ao gosto dos clientes.
- Esteja preparado para fazer sugestões.
- Participe da escolha sem fazer imposições.
- Ofereça aquilo que eles desejam.
- Fale somente o necessário.
- Respeite a opinião dos clientes.
- Não empurre o prato mais caro.

Todas estas dicas deverão ser praticadas à risca se você quiser que seu restaurante prospere, com cada vez mais clientes, fidelizando e surpreendendo cada um deles de forma educada e encantadora.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Cozinha Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 05-09-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.