Como fazer um atendimento perfeito no salão de beleza?

O salão de beleza está inserido em um ramo de negócio que faz parte do setor terciário da economia, prestando serviços e tratando dos cuidados pessoais. Este setor é...

É o cliente quem paga as contas só salão de beleza, portanto seu atendimento deve ser perfeita para que essa relação se torne duradoura e ainda mais lucrativa

O salão de beleza está inserido em um ramo de negócio que faz parte do setor terciário da economia, prestando serviços e tratando dos cuidados pessoais. Este setor é muito promissor e cresce a cada dia. Muitos profissionais, inclusive, já mudaram a vida dos clientes e a sua própria com a montagem de um salão de beleza. Mas há um problema grave. Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, “A maioria não sabe gerir um salão de beleza e mesmo oferecendo serviços de qualidade acaba fechando o seu estabelecimento”. E você sabe o por quê? Por falta de treinamento da equipe de trabalho, principalmente no que diz respeito ao atendimento ao cliente.

Uma coisa é fato: é o cliente quem paga as contas e, portanto, garante a sobrevivência do negócio. Sendo assim, um profissional bem-sucedido precisa aprender como agir para que essa relação se torne duradoura e ainda mais lucrativa. Veja as dicas abaixo:

1- Sequência do atendimento ao cliente



1o) Telefone:
Esse é o primeiro contato, pois ele é usado para marcar horários e serviços. O responsável por esta função deverá se munir de todas as informações referentes ao seu local de trabalho, como produtos e serviços oferecidos pelo salão de beleza, para passá-las às pessoas;

2o) Recepção:
A recepcionista é uma figura estratégica, pois é o primeiro contato que o cliente tem no salão. Ela deverá ser atenciosa, simpática e muito profissional;

3o) Profissionais:
Esse atendimento é fundamental, pois é aqui que o cliente passa pela experimentação dos serviços e das promessas feitas pela empresa. O principal é como os serviços são executados e as informações passadas;

4o) Pós-serviço:
É o momento de acertar os valores dos serviços feitos e despedir-se dele. É hora de perguntar se ele ficou satisfeito, responder as dúvidas que surgirem e agradecer sua preferência.

O empresário deve cuidar para garantir em todas essas etapas um bom atendimento e satisfação do cliente, pois disso vai depender o seu retorno.

2- O que o cliente busca?



a) Excelência nos serviços;
b) Boa vontade do profissional para ouvir seus desejos;
c) Receber dicas de moda e tendências de beleza dos especialistas;
d) Propostas personalizadas para resolver seus problemas e conselhos para manter os resultados obtidos no salão, até a sua próxima visita.

Essas necessidades precisam ser atendidas plenamente pelos profissionais do seu salão. Cabe ao gerente fazer isso acontecer, orientando e treinando constantemente o seu pessoal.

3- O que os profissionais do salão de beleza devem seguir rigorosamente?



a) Ele deve cumprir os horários marcados;
b) Ouvir as solicitações dos clientes com a maior paciência;
c) Ter um relacionamento sempre amigável com os outros membros da equipe, pois isso reflete na impressão do cliente;
d) O cliente não depende de você, você é que depende dele;
e) O cliente não interrompe o seu trabalho, ele é o propósito da sua profissão;
f) O cliente não faz um favor quando entra no seu salão e você não está lhe prestando favor algum por esperar por ele;
g) O cliente é a parte essencial dos seus negócios;
h) O cliente não significa apenas dinheiro no caixa. Ele é um ser humano que tem sentimento e precisa ser tratado com todo o respeito;
i) Mesmo que o cliente seja mal educado com você, responda com calma e educação às suas dúvidas;
j) O cliente é quem faz o elogio ao término do serviço, se quiser. Não faça comentários para se autopromover ou qualquer outro tipo de cobrança nesse sentido. Se fizer um trabalho bem feito, ele vai demonstrar.

4- Como deve ser o atendimento ao cliente em si?



- Identifique o cliente pelo nome;

- Pergunte a ele o que ele está pretendendo, qual o resultado que espera do serviço;

- Passe informações, compartilhe suas ideias e percepções sobre os serviços. Dê sugestões adequadas ao perfil do cliente;

- Explique como será o serviço;

- Observe o perfil do cliente e interaja conforme o perfil: mais comunicativo, mais aberto, mais sorridente, mais discreto, mais tímido etc.

- Deixe o cliente totalmente à vontade;

- Passe informações sobre como proceder após o serviço para manter a qualidade do que foi feito, dê dicas;

- Após executar os serviços, pergunte ao cliente sobre a sua satisfação;

- Se necessário, reforce dicas e informações;

- Agradeça e conduz ao cliente até o próximo serviço ou até a recepção.

- Despeça-se de forma educada e positiva e se coloque à disposição sempre.

Esses tópicos servem para todos os profissionais do salão que têm contato direto com o cliente.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Salão de Beleza.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Wikipédia.

Silvania Teixeira 04-10-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.