Jardinagem: ferramentas e equipamentos necessários para o trabalho

O trabalho de implantação e manutenção de jardins exige, além do conhecimento técnico, do bom gosto e da dedicação, uma série de instrumentos e ferramentas que devem...

O trabalho de implantação e manutenção de jardins exige conhecimento técnico, bom gosto e dedicação, além de uma série de instrumentos e ferramentas

 

O trabalho de implantação e manutenção de jardins exige, além do conhecimento técnico, do bom gosto e da dedicação, uma série de instrumentos e ferramentas que devem estar sempre à mão e bem conservados. Segundo Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Jardineiro, "Estes instrumentos são específicos e variam de acordo com a natureza do trabalho a ser realizado. Dessa forma, para o preparo do terreno e a implantação do jardim, será preciso utilizar determinadas ferramentas, e para os trabalhos rotineiros de manutenção serão necessárias outras".

No entanto, existem ferramentas de uso comum e que são fundamentais em todas as etapas de trabalho, como enxadas, pás, tesouras de poda e outras. Abaixo, as principais ferramentas e equipamentos necessários ao trabalho de jardinagem com suas características e funções.

Equipamento Finalidade
  Abafador
cobre o ouvido, protegendo-o de ruídos mais fortes.
  Ancinho utilizado para limpeza de folhas caídas, escarificação e, também, para espalhar a terra dando acabamento final ao plantio.
Aparadores de gramas – estes podem ser encontrados nos mais diferentes modelos e formatos, sendo utilizados, como o próprio nome já diz, para aparar gramados.
  Arara ferramenta com a parte de corte assemelhando-se a um bico de arara, que, quando presa a uma haste, como, por exemplo: uma vara de bambu, ou alongável, em fibra ou metal, serve para cortar ramos em pontas de galhos altos de arbustos ou árvores.
  Arrancadores de plantas são utilizados para facilitar o arranquio de pequenas plantas, com o objetivo de não danificar seu sistema radicular. São as chamadas vangas ou pás retas.
  Canivetes para enxerto são canivetes de formato e lâminas especiais, utilizados para facilitar o “enxerto de borbulha”.
  Carrinho de mão é uma peça fundamental no trabalho de jardinagem, sendo utilizado para o transporte de quase todo o tipo de materiais, desde mudas até terra e restos.
  Cavadeiras

1) de boca: composta por duas partes articuladas, serve para, na abertura de buracos, simultaneamente retirar a terra; e

2) comum: composta por uma só lâmina de corte, presa a um cabo que pode ser de madeira ou metal, usada para abrir buracos, fazer transplante, recortar bordo de gramado etc.

  Enxada é utilizada na capina do mato baixo e, também, para escavar e revolver a terra, para espalhar e misturar adubos, terra ou matéria orgânica. Podem variar em peso e em forma, sendo que a mais utilizada é a de duas libras e meia de peso.
  Enxadão é uma variação da enxada, sendo que esta apresenta uma lâmina mais espessa e mais estreita, além do cabo ser menor e seu encaixe formar um ângulo quase reto com a lâmina. É utilizada para escavar terrenos compactos e muito resistentes, além de servir na abertura de covas e transplante de mudas.
  Escarificadores são aquelas ferramentas (garfos e sachos de diferentes formatos) utilizadas para capina, para o arranquio de plantas daninhas e para afofar o terreno em locais recém-plantados, onde não se pode utilizar a enxada.
  Escovas de aço utilizadas para a limpeza de troncos de árvores e de pisos com lodo.
  Facão para corte de materiais lenhosos.
  Firmino também chamado de despraguejador, tem a função de, literalmente, retirar o mal pela raiz, pois elimina as ervas daninhas cortando-as pela raiz.
  Foice é utilizada para desbravar o terreno, promovendo o corte baixo do mato, preparando-o para a capina. Pode ser utilizada também para a abertura de piquetes, para o corte de arbustos e de galhos finos.
  Forcado garfo grande que permite ajuntar galhos, mato roçado ou capinado e outros detritos, deixando a terra para trás.
  Formão lâmina metálica com cabo normalmente de madeira, usado para acabamento, quando da poda de galhos em árvores.
  Mangueira para regar equipamento utilizado para efetuar a rega das plantas.
  Máscara de carvão usada como proteção do sistema respiratório (cobrindo o nariz e a boca), quando da aplicação de defensivos, por exemplo.
  Moto-poda máquinas para a poda de árvores e arbustos que, com possibilidade de alongamento do cabo, possibilita a poda de galhos altos.
  Óculos de proteção usados para proteger os olhos de pós, partículas sólidas ou líquidas e durante pulverizações ou o trabalho com roçadeiras.
  as pás podem ser encontradas em diferentes e variados modelos. São utilizadas com vários objetivos, dentre eles transportar por pequenas distâncias pequenos volumes de terra, restos e lixo.
  Pá direita esse tipo de pá se diferencia das demais por sua lâmina que é mais plana, estreita e densa, e é usada para revolver e escavar a terra. Substitui com vantagens o enxadão.
  Perneira feita de material resistente com reforço de aço oferece proteção às pernas durante operações com roçadeiras, pontas de galhos, ataque de cobras ou aranhas.
  Plantadores são utilizados para facilitar o plantio de mudas.
  Podão tesoura com cabo alongado (aprox. 50 cm) e lâminas com aço especial que serve para cortar galhos grossos.
  Protetor auricular usado para proteção contra o barulho produzido por alguns equipamentos no trabalho, como motosserras e outros.
  Pulverizador (costais ou manuais) é utilizado para aplicar defensivos, ou adubos líquidos, quando necessário.
  Regadores são utilizados para a rega de pequenas jardineiras, vasos ou canteiros.
  Serrote de poda normalmente curvo, é usado na poda de galhos durante a poda.
  Soquete                                     é uma espécie de peso de madeira utilizado para compactar a terra em vias de acesso ou promover uma boa aderência das placas de grama ao solo.
  Tesouras de podas são encontradas com diferentes formas e utilidades, sendo que há um modelo para cada finalidade: para aparar gramados e cercas vivas; para as podas de conformação; para limpeza; para a colheita de flores etc.
  Viseira para proteção de todo o rosto, durante operações com roçadeira.
  Tesourão é utilizado na poda de plantas que requerem aparas regulares, como no caso das cercas vivas e dos gramados. Com ele é possível trabalhar as formas das plantas com maior facilidade, porque corta vários ramos ao mesmo tempo. O ângulo formado entre as lâminas e o cabo permite o corte reto, desde que a ferramenta seja empunhada de maneira correta, facilitando o trabalho.
  Vassouras no caso de jardins, pode-se usar vassouras grandes, daquelas utilizadas em limpeza de vias públicas.
  Vassoura de aço usadas na varredura de gramados ou para juntar folha


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Cursos Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 22-11-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Celso Rocha Cardoso

03-03-2020

Gostaria de ter um valor aproximado dos equipamentos e ferramentas para um iniciante em prestação de serviços de jardinagem

Resposta do Emprego e Renda

17-03-2020

Olá Celso!

Sugerimos que você leve nossa lista de equipamentos até uma loja de produtos de jardinagem especializada para que possa ter melhores informações sobre os valores, que podem variar.

Samuel de Souza

02-10-2019

Gostaria de saber como fazer o curso online de Jardinagem e se vem com certificado ?

Resposta do Emprego e Renda

04-10-2019

Olá Samuel de Souza,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Todos os nossos cursos possuem certificados, que são gerados após a realização de uma avaliação e obtenção de nota mínima de 70%. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

FERNANDO DO NASCIMENTO ARAUJO

24-04-2019

Por favor me falem o preço do curso e modo de pagamento

Resposta do Emprego e Renda

25-04-2019

Olá Fernando do Nascimento Araujo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao curso. Ela irá apresentar o conteúdo do curso, o valor e as nossas condições de pagamento.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Jeronimo Lopes Pereira

08-02-2018

Eu gostei muito e gostaria de adquirir o livro e o DVD e receber materiais via Email.

Resposta do Emprego e Renda

09-02-2018

Olá Jerônimo, Para mais informações sobre o Curso nossas consultoras entrarão em contato e, cadastramos também, seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre jardinagem. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

alexandre

08-02-2018

qual o valor do curso?

Resposta do Emprego e Renda

09-02-2018

Olá Alexandre, nossas consultoras entrarão em contato com mais informações. Abraços, Ana Carolina dos Santos