Choque elétrico: como prestar socorro à vítima?

O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como condutor. Os choques elétricos ocorrem com frequência, entre as crianças....

 

Os choques elétricos ocorrem com frequência, entre as crianças. Quando causados por correntes elétricas residenciais, apresentam riscos menores

O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como condutor. Os choques elétricos ocorrem com frequência, entre as crianças. Quando causados por correntes elétricas residenciais, apresentam riscos menores. Já, casos de alta voltagem, podem ser fortes e provocar queimaduras sérias, ou até a morte.

Segundo Luciana Pereira de Moraes, professora do Curso a Distância CPT Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros, em Livro+DVD e Curso Online, “O que determina a natureza e a gravidade do trauma elétrico são: a magnitude da energia administrada, a voltagem, a resistência ao fluxo de corrente, o tipo de corrente, a duração do contato com a fonte de corrente e o caminho da corrente elétrica pelo corpo. Quanto maior for a tensão, maior é a probabilidade de ocorrer um dano físico”.

O tempo gasto para socorrer uma vítima de choque elétrico é fundamental, qualquer demora pode ocasionar sérios problemas. As vítimas de choque elétrico apresentam vários tipos de lesões que vão desde uma leve sensação desagradável a uma parada cardiorrespiratória instantânea, por eletrocussão acidental. Os traumas por choque elétrico resultam dos efeitos diretos da corrente sobre as membranas celulares e o músculo liso vascular, e da conversão da energia elétrica em calórica, quando a corrente atravessa os tecidos.

Ao atender uma criança, vítima de choque elétrico, é necessário cuidar para não ficar na mesma situação: deve-se desligar a energia elétrica antes de tocar nela, ou usar alguma forma de isolamento elétrico, como algo feito de borracha, por exemplo.

Atendimento à criança, vítima de choque elétrico


- É necessário afastar a criança da fonte de corrente elétrica, cortando imediatamente a fonte da corrente (desligando o disjuntor, o interruptor, ou desconectando o aparelho da tomada);
- Interrompa imediatamente o contato da criança vítima, com a corrente elétrica, mas jamais toque nela até que a fonte de energia esteja desligada! Enquanto a corrente elétrica não for desligada, mantenha-se afastada da criança, a uma distância mínima de quatro metros;
- Quando houver linhas de alta voltagem, ligue para o serviço especializado, responsável pela rede elétrica;
- Cessada a fonte de eletricidade, afaste, imediatamente, a criança do fio condutor elétrico. Puxe a criança pelo pé ou pela mão, sem lhe tocar a pele, usando material não condutor (pode ser um pano seco grosso ou lençol, bem seco, pedaço de pau, cabo de vassoura etc.). Pise no chão seco, se não estiver com botas de borracha, pois a água é boa condutora de eletricidade! Isso é importante, porque a criança permanece eletrizada, por alguns minutos, após a perda do contato com a fonte de eletricidade!
- Coloque a criança sobre local seguro e plano, verifique a respiração e a pulsação dela;
- Deite a criança em decúbito dorsal (de barriga para cima) e verifique se ela está respirando e possui pulso;
- Havendo falta de respiração e pulsação, inicie a manobra de ressuscitação cardiopulmonar;
- Verifique se ocorreu alguma queimadura, pois o percurso da corrente elétrica pode ocasioná-las;
- Encaminhe a criança ao atendimento especializado.

Avalie o risco em torno da criança, tenha certeza de que a rede elétrica está desligada e você não corre o risco de receber um choque. Em casos de alta voltagem, até mesmo materiais maus condutores, como a madeira, não devem ser utilizados; pois essa alta voltagem induz o material utilizado a tornar-se condutor.

O corpo, no choque elétrico, serve como condutor da energia e, ao mesmo tempo, de resistência elétrica, causando danos ao organismo. Um choque elétrico pode provocar curto-circuito nos sistemas elétricos do organismo, provocando uma parada cardíaca. As lesões ocorrem atravessando o corpo da criança e causam queima de tecidos, quando se tem contato com uma fonte de energia elétrica (porta de entrada), em um lugar que permita contato com a terra (porta de saída).

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 12-12-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.