Polos moveleiros e marcenarias: conheça a diferença entre eles

Uma característica importante da organização da indústria moveleira no Brasil é o surgimento de polos moveleiros.

Polos moveleiros e marcenarias: conheça a diferença entre eles   Artigos Cursos CPT


Polos moveleiros são aglomerações produtivas, onde os móveis produzidos têm sempre o mesmo modelo até que este seja substituído por outro. Nas marcenarias, cada móvel projetado é único

Uma característica importante da organização da indústria moveleira no Brasil é o surgimento de polos moveleiros. Trata-se de uma aglomeração produtiva chamada de clusters, onde são geradas vantagens competitivas através da cooperação, competição e inovação. “Nesses polos, as empresas passam a desenvolver fortes relações baseadas na complementaridade, interdependência e na cooperação, o que gera benefícios para toda a cadeia produtiva, desde a redução de custos (concentração de fornecedores, maior facilidade de treinamento de mão de obra, identificação pelo mercado) até maiores facilidades para a conquista de mercados”, afirma Osmar Massardi, professor do Curso Online CPT Fabricação de Móveis em Série.

Ao visitar uma indústria que fabrica móveis em série você verá que as etapas do processo de fabricação são praticamente as mesmas. Você vai encontrar gente cortando peças, outros montando e outros fazendo acabamento. A diferença fundamental é que a equipe está sempre cortando, montando e dando acabamento às mesmas peças. Não que a fábrica obrigatoriamente faça apenas um tipo de móvel, por exemplo, só cadeira. Podem ser feitos diferentes modelos de cadeira, mas esse número é limitado, ou seja, ao longo da semana, de um mês e até mesmo de um ano (a não ser que um novo modelo passe a ser fabricado), a equipe estará sempre cortando e montando os mesmos móveis.

Então, podemos concluir que as etapas de elaboração do projeto e escolha da matéria-prima ocorrem muito pouco na fábrica. Apenas quando um novo modelo de móvel passa a ser fabricado. Além disso, é preciso considerar que a produção em série exige padronização, pois é exatamente esse padrão de qualidade que atrai a clientela e que reduz o custo de produção.

A marcenaria, por sua vez, trabalha com fabricação por encomenda, em que a cada jogo de jantar, cada dormitório ou escritório, é seguido um projeto diferente onde são utilizados novos materiais, novas formas de corte, de montagem e de acabamento das peças, criando um diferencial nos produtos.

Quer saber mais sobre o Curso? DÊ Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Marcenaria.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 14-09-2017 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.