A classificação por estrelas é reconhecida no mundo inteiro, constituindo-se em uma referência da credibilidade e transparência do estabelecimento de hospedagem, além de incluí-lo nos padrões internacionais. A classificação por estrelas consiste em um referencial para quem busca conforto, qualidade e serviços exclusivos como: andar para não-fumantes, espaços para deficientes físicos, programas de proteção ambiental, e mais uma série de itens que fazem a diferença em um empreendimento hoteleiro, afirma Lairson Lopes Sena, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Hotéis.
Importância da classificação por estrelas
O que realmente interessa não é exibir estrelas nas fachadas dos hotéis, mas sim ter um sistema de classificação sério e eficiente, que servirá de referência e parâmetro para que o turista e o agente de viagem possa escolhê-lo com precisão. Hoje, todas as grandes potências do turismo contam com um sistema avaliador de seus empreendimentos hoteleiros, e para que os estabelecimentos brasileiros possam consolidar sua posição na indústria do turismo é preciso que sigam as convenções.
Responsável pela classificação de hotéis por estrelas no Brasil
Com a evolução do mercado, tornou-se necessária a modernização do sistema de classificação (www.abih.com.br, acessado em 10/12/2007). No Brasil, os responsáveis pela classificação dos hotéis são o Ministério do Turismo e a ABIH Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
As categorias se aplicam a diversos tipos de empreendimentos, do cinco estrelas super luxo ao econômico. Atualmente, as necessidades do mercado levaram ao surgimento da categoria Econômico de Negócios, voltada ao hóspede de negócios que busca facilidades como acesso a internet no próprio apartamento ou em espaços com microcomputadores já conectados e que podem ser acionados via cartões pré-pagos. Por outro lado, podemos constatar que os hotéis de lazer também passaram por um ciclo evolutivo, de resort a complexo turístico ou megaresorts.
As categorias aplicadas às estrelas de classificação dos hotéis são:
1 estrela: simples
2 estrelas: econômico
3 estrelas: turístico
4 estrelas: superior
5 estrelas: luxo
5 estrelas SL: super luxo
A ABIH dispõe das cartilhas didáticas do sistema de classificação dos meios de hospedagem. Essas cartilhas são individuais por categoria, havendo, portanto, Cartilha 01 estrela, Cartilha 02 estrelas, Cartilha 03 estrelas, Cartilha 04 estrelas, Cartilha 05 estrelas e Cartilha superluxo. Tanto os associados da ABIH, quanto os não-associados, podem solicitar a cartilha, bastando entrar no site www.abih.com.br e preencher o formulário de pedido.
A nova Matriz de Classificação entrou em vigor em abril de 2002. Essa Matriz inclui conceitos de responsabilidade ambiental como parâmetros de avaliação para a concessão de estrelas. Hoje, as grandes operadoras internacionais, iniciam um claro posicionamento de não enviar turistas a destinos que não tenham adotado um programa de responsabilidade ambiental. A nova matriz, portanto, vai incentivar os estabelecimentos de hospedagem a fazerem o monitoramento dos gastos de energia e água, da produção e disposição dos resíduos, dentre outros itens. Os hotéis deverão treinar as equipes para tarefas como separação seletiva de lixo, limpeza dos ambientes com baixo gasto de água e acompanhamento do consumo de energia (www.abih.com.br, acessado em 10/12/2007).
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Por Silvana Teixeira.