Centro de Produções Técnicas
Voltar

Qual o significado das estrelas que classificam os hotéis?

 Qual o significado das estrelas que classificam os hotéis?   Artigos Cursos CPT


 A  classificação de hotéis por estrelas consiste  em  um  referencial  para  quem  busca conforto, qualidade e serviços exclusivos

A  classificação  por  estrelas  é  reconhecida  no  mundo  inteiro, constituindo-se  em  uma  referência  da  credibilidade e  transparência  do estabelecimento  de  hospedagem,  além  de  incluí-lo  nos  padrões internacionais. “A  classificação  por estrelas consiste  em  um  referencial  para  quem  busca conforto, qualidade e serviços exclusivos como: andar para não-fumantes, espaços para deficientes físicos, programas de proteção ambiental, e mais uma  série  de  itens  que  fazem  a  diferença  em  um  empreendimento hoteleiro”, afirma Lairson Lopes Sena, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Hotéis, em Livro+DVD e Curso Online.

Importância da classificação por estrelas


O que realmente interessa não é exibir estrelas nas fachadas dos hotéis,  mas  sim  ter  um  sistema  de  classificação  sério  e  eficiente,  que servirá de referência e parâmetro para que o turista e o agente de viagem possa  escolhê-lo  com  precisão.  Hoje,  todas  as  grandes  potências  do turismo  contam  com  um  sistema  avaliador  de  seus  empreendimentos hoteleiros, e para que os estabelecimentos brasileiros possam consolidar sua posição na indústria do turismo é preciso que sigam as convenções.

Responsável pela classificação de hotéis por estrelas no Brasil


Com  a evolução do mercado, tornou-se necessária a modernização do sistema de classificação (www.abih.com.br, acessado em 10/12/2007). No  Brasil,  os  responsáveis  pela  classificação  dos  hotéis  são  o Ministério do Turismo e a ABIH – Associação Brasileira da  Indústria  de Hotéis.

As categorias se aplicam a diversos tipos de empreendimentos, do cinco estrelas super luxo ao econômico. Atualmente, as necessidades do mercado  levaram  ao  surgimento  da  categoria  Econômico  de  Negócios, voltada  ao  hóspede  de  negócios  que  busca  facilidades  como  acesso  a internet no próprio apartamento ou em espaços com microcomputadores já conectados e que podem ser acionados via cartões pré-pagos. Por outro lado, podemos constatar que os hotéis de lazer também passaram por um ciclo  evolutivo,  de resort  a  complexo  turístico  ou megaresorts.

As categorias aplicadas às estrelas de classificação dos hotéis são:


1 estrela: simples
2 estrelas: econômico
3 estrelas: turístico
4 estrelas: superior
5 estrelas: luxo
5 estrelas SL: super luxo

A ABIH dispõe das cartilhas didáticas do sistema de classificação dos meios  de  hospedagem.  Essas  cartilhas  são  individuais  por  categoria, havendo, portanto, Cartilha 01 estrela, Cartilha 02 estrelas, Cartilha 03 estrelas,  Cartilha  04  estrelas,  Cartilha  05  estrelas  e  Cartilha  superluxo. Tanto os associados da ABIH, quanto os não-associados, podem solicitar a cartilha,  bastando  entrar  no  site www.abih.com.br  e  preencher  o formulário de pedido.

A nova Matriz de Classificação entrou em vigor em abril de 2002. Essa  Matriz  inclui  conceitos  de  responsabilidade  ambiental  como parâmetros de avaliação para a concessão de estrelas. Hoje, as grandes operadoras internacionais, iniciam um claro posicionamento de não enviar turistas  a  destinos  que  não  tenham  adotado  um  programa  de responsabilidade  ambiental.  A  nova  matriz,  portanto,  vai  incentivar  os estabelecimentos de hospedagem a fazerem o monitoramento dos gastos de energia e água, da produção e disposição dos resíduos, dentre outros itens. Os hotéis deverão treinar as equipes para tarefas como separação seletiva  de  lixo,  limpeza  dos  ambientes  com  baixo  gasto  de  água  e acompanhamento  do  consumo  de  energia  (www.abih.com.br,  acessado em 10/12/2007).

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário