Se você tem um restaurante, pizzaria, bar ou qualquer outro empreendimento relacionado ao setor gastronômico, deveria ponderar sobre a seguinte questão: Por que treinar e capacitar meus garçons?Bom, a resposta para esta pergunta é muito simples. O garçom precisa conhecer muito bem todos os produtos e serviços da empresa para a qual trabalha, para que possa oferecê-los com eficiência aos clientes. Do seu trabalho, inclusive, o sucesso da empresa. Devemos ter em mente o amor à profissão, o respeito pelos clientes, humildade e acima de tudo o respeito ao próximo. Agindo assim, os resultados serão positivos, afirma Aldo Alves, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Maître.
O garçom é peça-chave na dinâmica do restaurante, uma vez que se trata do atendente que representa a empresa perante os clientes, e, na maioria dos casos, o único profissional com quem o cliente se relaciona. Pode ser considerado um profissional de extrema importância dentro da estrutura da empresa, seja ela qual for.
Um bom garçom deve reunir as seguintes qualidades:
- Apresentação pessoal impecável quanto ao uniforme, cabelo, rosto, dentes, mãos e unhas;
- Higiene absoluta, tanto a pessoal como no trato dos produtos e utensílios do restaurante;
- Simpatia, educação, diplomacia, discrição e capacidade de comunicação na convivência com clientes e colegas;
- Disposição e bom preparo físico para suportar a jornada de trabalho;
- Inteligência e agilidade mental;
- Honestidade, fidelidade e seriedade, tanto no trato com os colegas e superiores bem como com os clientes;
- Capacidade de organização pessoal e do restaurante, iniciativa e criatividade no desempenho das tarefas no dia a dia;
- Interesse pelo trabalho, pontualidade e profissionalismo;
- Realização do pré-preparo do salão;
- Apresentação do cardápio e da carta de vinhos aos clientes;
- Esclarecimento dos clientes a respeito de produtos e quanto ao funcionamento da casa;
- Anotação dos pedidos dos clientes e encaminhamento dos mesmos à cozinha;
- Servir os clientes com bebida, couvert, entrada, prato principal, sobremesa e cafezinho;
- Finalizar os serviços aos clientes, entregando-lhes a conta e recebendo o pagamento;
- Reposição de mesas;
- Atendimento ocasional ao cliente.
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Por Silvana Teixeira.