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Trabalho em equipe: competência super valorizada pelas empresas

Trabalho em equipe: competência super valorizada pelas empresas    Artigos Cursos CPT


 

Trabalhar em equipe é uma das competências pessoais mais estimuladas pelas empresas de sucesso, principalmente no momento da contratação de gestores


Trabalhar em equipe é uma das competências pessoais mais estimuladas nos dias de hoje, por isso, um dos aspectos mais importantes para as empresas de sucesso, principalmente no momento da contratação de gestores. “Ao desenvolvermos ou estimularmos essa competência nos colaboradores, as equipes começam a fazer a diferença, e um exemplo disso é o aumento da produtividade”, afirma Solange Matilde Silva, professora do Curso a Distância CPT Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas, em Livro+DVD e Curso Online.

Essa busca se deu por conta da mudança da natureza do trabalho, que passou a estar mais dependente de intricadas redes de conhecimento e menos ligada a tarefas simples, de caráter automático, que podia ser realizada por um funcionário individualizado. Ou seja, até há pouco tempo, os projetos permitiam a divisão de tarefas a tal ponto que as pessoas não precisavam trabalhar juntas, para que todas as peças se unissem no final. Agora, as coisas dificilmente são construídas dessa forma.

Por isso, o trabalho em equipe não se limita a trabalhar em conjunto, como ocorre na maioria das empresas que consideram que trabalha  em equipes. No trabalho em equipe é necessário compartilhamento e os resultados nunca dependem de somente uma pessoa, mas da interação e do compartilhamento com outros membros da equipe, fazendo a diferença. Para se trabalhar com essas características é preciso uma mudança no paradigma da produtividade individual.

Empresas valorizam profissionais capazes de gerir e motivar os colaboradores, buscando sempre o desenvolvimento da equipe e os melhores resultados. Trabalhando dessa forma, favorece também a capacidade de agregar valor e de gerar confiança, proporcionando um ambiente saudável e positivo. Com essa postura, os colaboradores se sentem mais motivados e preparados para as oportunidades da empresa.

A partir da colaboração entre os membros da equipe, surgem diversas vantagens do trabalho em conjunto, algumas são simples, mas, fundamentais. As principais são:


- Aproveitamento dos talentos de cada um.
- Maior criatividade ao serviço do projeto.
- Motivação para atingir metas.
- Descentralização de poder que resulta em maior responsabilidade individual.
- Rapidez na concretização e maior produtividade.
- Possibilidade de trocas de experiências e papéis.
- Complementar funções.
- Novas abordagens e soluções para velhos problemas.
- Gosto pelas tarefas a serem realizadas.

Para atingir esse objetivo, é necessário desenvolver diversas habilidades para se trabalhar em grupo. São cinco as principais:


I- Administrar conflitos.
II- Comunicação.
III- Proatividade.
IV- Inovação.
V- Confiabilidade.

Essas habilidades são formas de aprender a importância de cada gesto que se desenvolve em uma empresa. Buscar líderes engajados e que consigam colocar em prática o seu trabalho em equipe é essencial para o crescimento das organizações.

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Por Silvana Teixeira.

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