Confecção de roupas: mercado em expansão

O mercado de confecção de roupas está em franca expansão. Hoje em dia, as pessoas se preocupam cada vez mais em vestir-se bem, já que a

O mercado de confecção de roupas está em franca expansão. Hoje em dia, as pessoas se preocupam cada vez mais em vestir-se bem, já que a aparência é requisito de extrema importância no meio social, e pode ser determinante, por exemplo, para alcançar a tão almejada vaga em um emprego.

Variedades e cores são  aspectos que estão impulsionando este ramo. São confeccionadas roupas de diversos tons, dos pastéis aos fluorescentes;  de todos os estilos e para todos os gostos. A diversidade de modelos e o aumento da demanda no setor de vestuário proporcionaram a este mercado um grande destaque. Sabendo disso, você que gosta de costurar ou já é costureiro, fique atento! Você pode ganhar dinheiro sem sair de casa!

Perfil Profissional

Costureiro é o profissional responsável pela confecção de diferentes peças do vestuário. Ele modela, corta e costura peças sob medida, em vários tipos de tecido, usando equipamentos adequados às técnicas de confecção. 

O costureiro pode trabalhar em confecções, ou atendendo em domicílio, ou em sua própria residência ou em lojas de artigos de vestuário, efetuando pequenos consertos.

Para exercer a profissão é preciso ter habilidade manual, capacidade de concentração e  dar atenção a detalhes. O nível de escolaridade mínimo deve ser o ensino fundamental.

Além dos conhecimentos técnicos, o costureiro precisa, também, manter-se informado e atualizado sobre moda, para orientar seus clientes sobre tipos de tecidos, aviamentos e acessórios adequados, de acordo com o tipo físico, a harmonia da combinação das cores e o modelo apropriado à ocasião.

Cabe a ele manter seus materiais, equipamentos e utensílios de trabalho em plena ordem. Certamente, os clientes consideram a limpeza e organização quando decidem contratar um profissional. O costureiro deve ter, também, um comportamento que propicie a harmonia no trabalho, transmitindo confiança àqueles que o procuram.

  • Escolher o modelo e o tecido;
  • Preparar o tecido para a confecção;
  • Tomar as medidas do cliente, para efetuar a modelagem;
  • Fazer a modelagem no papel com as medidas do cliente;
  • Copiar a modelagem no tecido;
  • Cortar o tecido de acordo com os moldes;
  • Alinhavar a peça, para provar e fazer os ajustes necessários;
  • Costurar a peça.
  • Formação e Capacitação

    A área de confecção de roupas do CPT, Centro de Produções Técnicas, apresenta informações essenciais para a profissionalização do aluno interessado na área da moda. Os temas são apresentados numa sequência lógica, progressiva, construindo uma base sólida, de modo que, com a prática, você se torne um costureiro, no decorrer de seu aprendizado.

    A costura não contém mistérios, tratando-se de uma técnica que se aprende com boa metodologia e prática dirigida.

    Para conhecer a área de confecção de roupas do CPT, clique aqui.

     

     

Emprego e Renda 04-05-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.