Crédito é negócio?

O crédito pode ser visto como negócio. Um sistema de crédito eficaz com um bom cadastro pode ser uma forma de alavancagem de negócios. Isso permite

O crédito pode ser visto como negócio. Um sistema de crédito eficaz com um bom cadastro pode ser uma forma de alavancagem de negócios. Isso permite que a empresa seja agressiva, mas, ao mesmo tempo, com segurança em suas decisões.

Para fechar uma venda, o gerente de negócios precisa conhecer bem o seu cliente, precisa identificar as suas necessidades e a sua forma de operar e, principalmente, avaliar o risco de crédito.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso Análise de Crédito e Cobrança na pequena empresa do CPT – Centro de Produções Técnicas, “o crédito tem como principal característica o papel de intermediário financeiro, que se baseia em atuar como captador de recursos, recursos esses que são transferidos para fontes produtivas com finalidade de gerar novos empregos, impostos e contribuir na produção de bens e serviços para satisfação das necessidades humanas. Observe que as grandes empresas de varejo também são “donas” de instituições financeiras. Exemplo: Ponto Frio, Carrefour, Casas Bahia”.

Gestão de Crédito

O crédito viabiliza a imediata mobilização da riqueza.

A economia moderna caracteriza-se pela velocidade das operações mercantis, possibilitando, assim, uma circulação de riquezas mais rápida que a permitida pela moeda manual. Isso só se torna possível através do crédito, porque viabiliza a imediata mobilização da riqueza. Essa rapidez na circulação decorre de maior volume e de custo elevado da produção, em razão de o consumo ser mais exigente e intenso.

É fundamental entender como funciona a gestão de crédito.

Para analisar estas condições de crédito é importante que se respondam as várias perguntas que surgem na área de cobrança.

Seguido da gestão de crédito, deve-se analisar a gestão de risco.

Muitas empresas entram em contratos financeiros com o objetivo de segurar ou proteger-se contra os riscos que surgem de várias formas, uma variedade de perigos que preocupa os gestores, perigos estes chamados de perigos comerciais.

Estudo: Análise de Crédito

Uma análise de crédito eficiente funciona como uma ferramenta eficaz contra a inadimplência.

Se você, empresário, quer se prevenir realizando uma análise de crédito eficaz para não incorrer em erros futuros ou, ainda, se não possui uma análise de crédito eficiente em sua empresa e está com problemas com o alto nível de inadimplência na recuperação de crédito, o Portal Emprego e Renda disponibiliza, nesta matéria, informações imprescindíveis para você.

Clique aqui, veja e imprima, GRATUITAMENTE, passo a passo sobre o estudo de Análise de Crédito.

 

Emprego e Renda 22-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.