Que tal uma fábrica de chocolate

O chocolate brasileiro é muito aceito por ser mais adocicado e apresentar odor acentuado de cacau, enquanto o chocolate europeu é mais puxado ao

O chocolate brasileiro é muito aceito por ser mais adocicado e apresentar odor acentuado de cacau, enquanto o chocolate europeu é mais puxado ao leite, mais cremoso e com menor predominância de cacau.

O consumidor brasileiro é também muito exigente e busca novidades, conduzindo à modernização do setor. Na Páscoa, as empresas têm então a oportunidade de inovar, criando produtos para essa época promissora. Porém, independente da época do ano, o chocolate continua sendo bastante consumido no Brasil, seja como presente ou consumo próprio.

De acordo com Cecília Leci, professora do curso Como montar e operar uma pequena fábrica de chocolate, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, os chocolateiros e pequenas fábricas que atuam neste segmento do mercado vêm adotando uma política realista de mercado, privilegiando qualidade e preço e reduzindo margens, visando sempre ampliar o número de consumidores. Inclusive, o perfil do consumidor, alvo do produto, é uma informação importante que aquele que deseja ser empreendedor deve ter em mãos, pois pode ajudar a dimensionar a fábrica.

Portanto, ao planejar seu empreendimento, é importante que você faça uma pesquisa de mercado para ter certeza de que seu produto será bem aceito. Essa pesquisa deve ser feita antes da implantação da fábrica, pois, por meio dela é que se terá uma ideia se o projeto será viável ou não. Para isso, você deverá visitar todos os comerciantes da região que trabalham com chocolate e procurar obter deles o maior número de informações. Assim, você ficará conhecendo o interesse do público consumidor. Você poderá fazer essa pesquisa de modo informal, em conversa com os comerciantes e, também, de modo formal, por meio de questionário, com perguntas claras e objetivas sobre as preferências do cliente.

A pesquisa de mercado é muito importante, pois o empreendedor, ao planejar o que vai comercializar, deve levar em consideração aspectos de qualidade, verificando as características que o consumidor deseja no produto. Deve avaliar também aspectos quantitativos para conhecer, por exemplo, quantas unidades deverão ser produzidas para que a demanda do mercado seja atendida. Esse fator é importantíssimo no caso do chocolate que, assim como outros alimentos, deve apresentar alta qualidade e deve ser produzido em quantidade adequada por ser um produto perecível.

Leci acrescenta que o futuro das fábricas passa, obrigatoriamente, pela seriedade com que o empreendedor assume o conceito de qualidade total, no sentido de evitar ao máximo o desperdício e de buscar uma produção eficiente, a partir da garantia de um ambiente de satisfação para os funcionários, que se reverterá em bons lucros para a empresa.

 

Emprego e Renda 30-03-2012 Matérias

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