Como escolher o melhor ponto comercial

Encontrar o ponto comercial ideal é um desafio, principalmente para pequenas empresas e franquias. Os pontos estão escassos e os aluguéis cada vez

Encontrar o ponto comercial ideal é um desafio, principalmente para pequenas empresas e franquias. Os pontos estão escassos e os aluguéis cada vez mais caros. No entanto, é necessário estar atento aos vários fatores que contribuem para a escolha do melhor local para a sua empresa, pois o local corresponde a 70% do sucesso do empreendimento.

O empreendedor necessita, além do conhecimento sobre o seu empreendimento, ter informações sobre o cliente, ou seja, onde ele está, o que almeja, como e quando compra. Para evitar transtornos, o Portal Emprego e Renda apresenta-lhe alguns aspectos que devem ser considerados antes da escolha do endereço de sua empresa.

Elabore o perfil do consumidor a ser atingido de acordo com o produto ou serviço a ser oferecido. O empreendimento deve se localizar em ambiente propício ao estilo do seu consumidor.

Na hora de alugar um local, o tamanho deve ser definido com antecedência. Alugue um lugar onde sua empresa possa funcionar da melhor maneira. Um local maior que o necessário pode aumentar o valor do aluguel, assim como um menor pode não atender às suas necessidades. Analise cuidadosamente o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel. Avalie se o custo é compatível com a sua capacidade de investir, com o prazo de retorno e a movimentação esperada para as vendas.

O acesso, a visibilidade, o tráfego e o estacionamento devem ser observados. Seu empreendimento deve ser visto e chamar a atenção, verifique se a rua é mão dupla, se há linhas de ônibus e se os estacionamentos atendem aos circulantes do local.

Verifique a segurança e a higiene, tanto do local quanto de seus vizinhos. Locais que já tenham negócios similares, devem ser evitados para diminuir a concorrência. Um lugar que tenha facilidade para a chegada e saída de matéria-prima é importante para evitar transtornos com carregamentos.

De acordo com Adriano Godoy, professor do curso Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing do CPT – Centro de Produções Técnicas, escolher o ponto comercial é uma das etapas mais complexas da abertura de uma empresa, pois pode significar o sucesso ou o fracasso do negócio. A avaliação antecipada é de suma importância na escolha do endereço de sua empresa.

Emprego e Renda 10-04-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.