Escolha os profissionais certos e evite a rotatividade na sua empresa

Muitas empresas utilizam critérios rigorosos de seleção para captarem profissionais que atendam às suas necessidades. Com o aumento no número de

Muitas empresas utilizam critérios rigorosos de seleção para captarem profissionais que atendam às suas necessidades. Com o aumento no número de profissionais graduados e capacitados, é possível ter um cuidado maior na hora de selecionar as pessoas que farão parte de sua equipe. Para isso, existem métodos de escolha que variam de organização para organização, mas que seguem uma linha coerente de pensamento. A metodologia reflete o nível de rotatividade das pessoas e se aplicada erroneamente geram gastos desnecessários.

O primeiro passo para uma seleção é o recrutamento. Nessa fase, normalmente, aceita-se todas as pessoas com os requisitos mínimos para contribuir com os ideais da empresa. Uma empresa do ramo da construção civil, por exemplo, que busca engenheiros civis terá como requisito básico, a graduação em engenharia civil. Uma maior quantidade de candidatos a vaga aumentaria as chances de se fazer uma escolha correta, no entanto, esses processos carregam riscos que veremos a seguir.

Já o segundo passo leva em consideração detalhes mais profundos, como adicionais curriculares, experiências anteriores, especializações, entre outros. No entanto, o perfil do profissional e a maneira que ele encaixa nos propósitos da empresa tem sido um ponto crucial para a escolha. Existem pessoas mais compenetradas que analisam antes de tomarem uma decisão, outras que são mais impulsivas e agem com maior prontidão, ou seja, as pessoas tem suas maneiras peculiares de agir e não necessariamente uma é melhor do que a outra. Podemos dizer que certas qualidades e aptidões encaixam melhor com o caráter de um negócio e o maior desafio é identificar quem reúne essas características de maneira mais interessante.

Empresas de maior porte, normalmente utilizam os processos de trainee para selecionar seus novos membros. Essas seleções são complexas e são compostas por várias etapas. Começam com testes online, entrevistas por telefone, até chegarem nas fases presenciais, as quais exigem uma desenvoltura por parte do candidato que atenda às expectativas da empresa. Esteja certo de uma coisa, caso você venha a participar de uma seleção como essa, apresente o que você tem de melhor, pois a concorrência estará firme e forte nessa empreitada.

Atenção, essas seleções apresentam riscos que devem estar claros para a empresa e detalhes que podem fazer a diferença. Muitos acham que esses processos consistem simplesmente em escolher a pessoa com o melhor currículo possível, mas não é bem assim que funciona. De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, não se deve buscar o melhor profissional para assumir uma vaga, e sim aquele que atenda de forma ideal às exigências para o cargo. Ao contratar uma pessoa “muito boa” para um cargo não tão bom assim, você corre o risco de não segurar o profissional por muito tempo pela possibilidade de ele querer alçar voos mais altos e essa incerteza não é algo positivo para a empresa. Assim como também existe o risco de mesmo após uma seleção criteriosa, você se ver obrigado a contratar alguém por falta de opção, o que também não é interessante para uma organização.

Esses são alguns detalhes que podem fazer a diferença na hora de compor um grupo que tenha competência. Vocês que desenvolvem os processos seletivos, devem apresentar uma boa capacidade analítica para enxergarem nas pessoas a melhor relação de qualidade x adequação ao cargo x permanência na empresa, entre outros. Existem pessoas que se expressam muito bem, que falam muito bem, outras que têm diversas especializações, mas as escolhas devem se basear no conjunto de atributos aplicados à necessidade da companhia. Organizem-se e atentem-se para isso, pois assim estarão formando uma equipe de sucesso e evitarão problemas de rotatividade.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Emprego e Renda 03-05-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.