Como a eficiência energética pode ajudar a sua empresa

É visível o quanto a energia é valorizada no meio comercial. Trata-se de um bem intangível de alto valor agregado e que pode ser desenvolvido de

É visível o quanto a energia é valorizada no meio comercial. Trata-se de um bem intangível de alto valor agregado e que pode ser desenvolvido de várias fontes.

A geração de energia pode ser feita através de alguns agentes como o sol, o vento, a água, combustíveis fósseis, entre outros.

As organizações necessitam da utilização desse bem para possibilitar o funcionamento das suas atividades, sendo assim, uma ferramenta indispensável para sua existência.

 Uma das formas de impulsionar o sucesso de uma empresa é buscar formas de reduzir ao mínimo as suas despesas. Procedimentos que diminuam os custos das operações podem significar muito para uma organização, principalmente, quando analisamos isso a longo prazo. Segundo estudos internacionais,com o uso de recursos tecnológicos é possível economizar pelo menos 30% da energia consumida.

Os gastos com energia são inevitáveis, no entanto, existem formas interessantes de diminuí-los sem comprometer as atividades da companhia. A otimização dos custos de energia é um tema importantíssimo nos dias de hoje, e leva o nome de eficiência energética.

A eficiência energética, consiste basicamente, no melhor uso possível da energia através de ferramentas tecnológicas. O chuveiro que utiliza energia solar, presente em algumas casas, é um dos aparelhos conhecidos que se enquadram nesse sistema. Ele faz uso do calor dissipado pelo sol para aquecer a água, sem que haja gastos excedentes com energia elétrica. Nas empresas, economias como essa são preponderantes para que elas atinjam resultados melhores.

O ideal é que esse fator seja analisado já na elaboração do espaço físico da organização. Com as análises feitas previamente, a implantação desse sistema pode ser feita com total sucesso.

Os recursos podem estar ligados a sistemas complexos de aproveitamento de energias como a solar ou a eólica, ou podem simplesmente levar em consideração a cor que uma parede será pintada.

Um detalhe simples como esse, pode fazer com que as luzes de um local não precisem ser ligada até certa hora, promovendo uma contenção de gastos. De detalhe em detalhe, as despesas podem ser abreviadas.

De acordo com Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, professor do curso Energia Solar para Aquecimento de Água, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é de suma importância que as companhias estejam cientes de como utilizar a energia da melhor forma.

O custo de implementação de aparelho alternativos que aproveitam as formas naturais de energia é alto, mas os benefícios que são gerados a longo prazo, compensam o investimento.

Aprenda um pouco mais sobre as formas de aproveitar a energia racionalmente, aplique-as e obtenha retornos satisfatórios.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Emprego e Renda 17-07-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.