Turismo: um ótimo setor para empreender

O Brasil é o quinto maior país do mundo e possui uma variedade enorme de climas, relevos e paisagens. Conta com uma costa marítima privilegiada com

O Brasil é o quinto maior país do mundo e possui uma variedade enorme de climas, relevos e paisagens. Conta com uma costa marítima privilegiada com oito mil quilômetros de extensão, composta por lindas praias e lugares paradisíacos que apresentam diferentes culturas. Além disso, revela no seu interior, ambientes bucólicos que geram a sensação de bem estar como serras, vales e florestas.

Em outras palavras, nosso país tem um forte potencial turístico, devido a sua diversidade e esse é um ponto que deve ser analisado pelas pessoas que pretendem empreender.

Para que o empreendimento dê certo, é preciso enxergar carências de um local por determinado serviço ou produto e, assim, desenvolver um planejamento de negócio que supra essas necessidades.

O ramo do turismo é uma ótima vertente para ser explorada, no entanto, essa análise deve ser feita com muito cuidado. Não basta apenas identificar um local bonito e já instaurar um hotel ou uma pousada. Não é bem assim que funciona. A análise deve ser complexa e se basear em uma série de fatores.

É óbvio que o nível de atração do local é um pré-requisito básico, mas outros aspectos devem ser levados em consideração como a infraestrutura do local, sua proximidade com grandes centros, a cultura do local, entre outros.

Conhecimentos nas áreas de administração, contabilidade, marketing, línguas e os próprios fundamentos do turismo devem ser adquiridos antes de se aventurar nesse setor. As práticas de atração de clientes devem estar presentes na divulgação da empresa, sendo elaboradas estratégias que consigam, de fato, exercer um poder atrativo sobre as pessoas.

O preço, os benefícios, as promoções são vantagens competitivas de alto valor e fazem a diferença. Tudo isso deve ser pré-estabelecido antes mesmo da abertura do local.

Segundo Alexandre Augusto Martins, professor do Curso Marketing em Hotelaria, elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas é importante que seja definido o tipo de público que o estabelecimento deseja atender. Hotéis, pousadas e resorts não necessariamente são lugares habitados por pessoas ricas.

O perfil dos clientes alvo tem total influência sobre a estrutura de uma empresa desse caráter. Há locais que são visitados por jovens aventureiros que buscam diversão, outros por senhores e senhoras em busca de tranquilidade, conforto; é fundamental buscar a adequação máxima a esses perfis.

A decisão de empreender é delicada, requer cuidado e estudo prévio antes que seja colocada na prática. Porém, o turismo no Brasil é um setor que deveria contar com uma atenção especial desses investidores.

Promover bem-estar e alegria às pessoas é um serviço de alto valor agregado e se desenvolvido nas condições adequadas, por pessoas preparadas, tem tudo para dar certo.

Pode até mesmo superar as expectativas de lucro do empreendedor, que terá sempre o desafio de compactuar estrategicamente com a cultura que o ambiente proporciona. Essa habilidade pode fazer toda a diferença.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Emprego e Renda 20-07-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.