Como a liquidez pode afetar sua empresa?

Muitos já ouviram o termo liquidez no âmbito empresarial. No entanto, poucas pessoas sabem definir o que isso significa. Liquidez é, basicamente, a

Muitos já ouviram o termo liquidez no âmbito empresarial. No entanto, poucas pessoas sabem definir o que isso significa. Liquidez é, basicamente, a facilidade que uma empresa tem de converter seus bens em dinheiro.

Se a liquidez de uma empresa está baixa, significa que ela, independente de ter um patrimônio grande ou pequeno, encontra no momento dificuldades em prover-se de dinheiro.

A organização pode ter inúmeros bens como imóveis, caminhões, entre outros, porém, a conversão dessas coisas em dinheiro, não é instantânea. É preciso vendê-las, o que pode não ser tão simples.

Se a liquidez estiver alta, a empresa tem capacidade de dispor de dinheiro, não havendo dificuldade alguma para consegui-lo.

Para exemplificar melhor, vejamos a seguinte situação. Se você tem um caminhão no valor de 80 mil reais ou 80 mil reais em dinheiro dentro de uma maleta, pergunto-lhe: qual das duas situações é mais vantajosa? No ponto de vista da liquidez, a mala é mais vantajosa, pois o dinheiro já está em suas mãos em sua forma plena.

Caso você tivesse como única opção, ter que vender o caminhão, esse capital poderia sofrer perdas. Quando busca-se o imediatismo em uma venda, a exigência cai. O caminhão vale 80 mil, mas talvez, você só ache compradores que paguem 70 ou 75 mil no momento e dependendo da necessidade será obrigado a vender.

Apesar disso, o excesso de liquidez também não é vantajoso. Quando se tem muito dinheiro em mãos, sem que haja necessidade, as chances de que você esteja pagando pelo custo de oportunidade (o que você deixa de ganhar, ao não aplicar seu dinheiro em algo) são altas.

Os índices que medem a liquidez são:

_ Índice de liquidez corrente (ILC)- Mostra a disponibilidade da empresa arcar com os compromissos no curto prazo.

_Índice de liquidez seca (ILS)- Tem a mesma função do ILC, no entanto, não considera os estoques como ativo.

_Índice de liquidez imediata (ILI)- Leva em conta a condição imediata de arcar com os compromissos, levando em consideração apenas as disponibilidades.

_Índice de liquidez geral (ILG)- Mostra a disponibilidade da empresa arcar com compromissos de longo prazo.

Na análise das finanças de sua empresa, a liquidez deve ser sempre analisada em todas as suas vertentes. O cálculo desses índices podem evidenciar um problema, que não pode ser visto se olharmos a organização como um todo. São falhas que estão debaixo do tapete, e caso não sejam identificadas e combatidas, podem trazer transtornos para o gestor.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, o lucro momentâneo não pode esconder os problemas da empresa. Dessa forma, a liquidez mostra-se como um importante indicativo da sua companhia.

Por maior que seja o patrimônio da sua empresa, esteja atento para que ela sempre esteja provida de capital de fácil acesso, é ele que possui a capacidade de arcar imediatamente com suas obrigações. No entanto, saiba o grau ideal de liquidez, para que você não pague um alto preço no custo de oportunidade, e limite o crescimento real da sua empresa.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Emprego e Renda 23-07-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.