Saiba como produzir o biodiesel em sua propriedade

O mundo corporativo enxerga as fontes de combustível como um importante segmento para a obtenção de renda. O biodiesel tem-se despontado como uma

O mundo corporativo enxerga as fontes de combustível como um importante segmento para a obtenção de renda.

O biodiesel tem-se despontado como uma opção interessante  e apresenta-se como um mercado de alto valor agregado. Diante disso, é válido conhecer um pouco mais sobre esse biocombustível que vem ganhando destaque no cenário nacional.

O biodiesel tem uma vantagem estratégica de mercado, pois é fabricado a partir de fontes renováveis, como girassol, soja, mamona. Futuramente, quando os combustíveis derivados do petróleo estiverem escassos, a necessidade do uso de novas fontes será muito alta. E estarão na frente, as empresas que possuírem mecanismos aprimorados de produção de outras alternativas.

É composto pela mistura do éster com óleos vegetais e o óleo diesel convencional. Para que se obtenha o biodiesel vegetal, é preciso separá-lo do óleo vegetal por meio de reações químicas.

Sua obtenção pode ser feita por dois processos. Um deles é a transesterificação, que é a reação de um óleo vegetal com um álcool, feitos com a ajuda de um catalisador. No fim do processo, além da produção do biodiesel, haverá também a produção da glicerina (produto utilizado na produção do sabão). A vantagem desse método é que, em nosso país, sua tecnologia já está bastante difundida, o que permite uma maior acessibilidade para a prática da atividade.

A outra forma de geração de biodiesel é por craqueamento. Nele é feito o processo de quebra da molécula, que ao ser levada a temperaturas superiores a 350°C, é fatalmente fragmentada. A grande vantagem desse método é a sua simplicidade e pode ser feita em pequenas propriedades. Pode servir para abastecer as próprias operações dos produtores ou para ser comercializada. Os gastos acarretados são de acordo com a quantidade que se deseja fabricar.

De acordo com Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do Curso Produção de Biodiesel na Fazenda, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a geração do biodiesel por meio do craqueamento é uma atividade facilmente desenvolvível e, apesar de exigir custos como o gasto com energia térmica, é uma ótima alternativa, tanto para ser usada nas máquinas que funcionam na própria propriedade, como para ser vendida para terceiros.

Não se assustem com o mercado de biocombustíveis. Eles podem ser explorados não só pelas grandes companhias, mas também por você, pequeno e médio produtor. Não deixem de empreender nessa fatia interessante do mercado.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 07-08-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.