A hierarquia de uma empresa

A maioria das empresas apresenta uma estrutura hierarquizada. Conheça os níveis estratégico, tático e operacional de uma Hierarquia Empresarial.

Conheça os níveis estratégico, tático e operacional de uma Hierarquia Empresarial.

A maioria das empresas apresenta uma estrutura hierarquizada, com níveis diferentes de autonomia. Normalmente, elas possuem três camadas estratégicas de responsabilidade em sua hierarquia empresarial. São elas, o nível operacional, o nível tático e o nível estratégico; cada um deles tem sua importância dentro da organização. Apesar da diferença entre eles, os grupos devem estar interligados, pois em parte, dependem um do outro.

No nível operacional, é onde os projetos e as atividades de curto prazo são executados. Seus profissionais requerem um nível de informação inferior às demais camadas, por lidarem com atividades mais superficiais.

Seus membros possuem a necessidade de tomarem decisões, porém de baixo impacto no resultado da empresa. Trabalham com um nível de detalhamento maior e estão atentos a simples informações, como quantas canetas foram produzidas em um dia de trabalho. O termo “chão de fábrica” é uma das expressões que se referem a esse patamar. Nem sempre é composto por pessoas que tem nível superior e são onde os salários são menores na empresa.

Já para estar no nível tático, é necessário que se tenha uma boa formação, pois nele são exigidos conhecimentos mais avançados. Seus membros são quem costumam nortear o nível operacional.

O planejamento é de médio prazo e suas decisões também não causam grandes impactos para a empresa, mas contribuem para que futuramente ela colha ou não bons resultados. Composto por pessoas com nível superior, apresentam salários satisfatórios mas que variam muito de setor para setor.

Chegamos então ao nível que apresenta a maior complexidade em uma empresa, o nível estratégico, patamar que muitos profissionais sonham em atingir. Mas não pense que é fácil chegar até lá. Os membros desse nível devem ter uma visão muito boa não só da empresa que eles trabalham mas como do mercado como um todo.

Eles devem identificar tendências, prever as incertezas do mercado e tomar decisões cruciais para o futuro da empresa, pois suas estratégias definem o rumo que a organização irá tomar.

É ocupado por profissionais de grande capacidade, muitas vezes pelos donos ou por sócios acionistas. Em função disso, é o setor onde encontramos os melhores salários, no entanto, cargos tão importantes como esses, refletem uma carga de responsabilidade que levam facilmente ao estresse.

Segundo Adriano Godoy, professor do curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,para o funcionamento pleno e bem sucedido de uma empresa que faz uso de hierarquia, esses três níveis apresentados, devem estar em harmonia e ao máximo focados em designar suas funções da melhor maneira possível.

Apesar de trabalharem em profundezas diferentes, a parcela de contribuição vale pra todos e cabe aos membros honrarem o cargo que ocupam dentro da hierarquia empresarial.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Victor Monteiro 24-08-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Daniel

29-06-2017

Gostei dos conteudos

Resposta do Emprego e Renda

29-06-2017

Olá Daniel, Que bom que você gostou dos conteúdos, ficamos felizes por isso. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Amaro

03-08-2015

Estou bastante satisfeito com o conteúdo que tenho em disposição, facilitou-me bastante para o que interpreta-se o tema em causa.

Resposta do Emprego e Renda

03-08-2015

Olá, Amaro! Que bom que gostou. Agradecemos :) Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos