Mantenha-se motivado e contagie sua equipe

É normal que tudo que é novidade desperte maior interesse e motivação no ser humano. Sempre que iniciamos algo, despendemos uma energia grande e

É normal que tudo que é novidade desperte maior interesse e motivação no ser humano. Sempre que iniciamos algo, despendemos uma energia grande e entusiasmada. Seja um novo trabalho, um novo projeto ou, até mesmo, um(a) novo(a) namorado(a). O ser humano é naturalmente mais empolgado com o que é novo aos seus olhos.

No entanto, no decorrer do tempo, o que antes parecia tão interessante, começa a tomar tons de cinza e ficar menos extasiante, menos empolgante. Trata-se mais uma vez do jeito natural do ser humano de encarar os fatos. Tudo que é rotina, ou que se repete de forma sistemática, tende a esfriar o entusiasmo. É como se fosse um instinto que temos e não há como fugir totalmente dele.

Sintetizando, em condições normais, a motivação é alta quando tratamos com o novo e diminui, à medida que o novo já não é mais tão novo assim.

Entretanto, o ser humano pode ter a perspicácia suficiente para não ser complacente com a normalidade, quando essa lhe é prejudicial. Ou seja, manter a motivação pode depender de um esforço extra. Pois que seja feito esse esforço! Acho a motivação uma ferramenta merecedora de atenção. Vamos ilustrar isso na prática, analisando o comportamento humano no mundo das empresas.

Você entra em uma empresa, começa a todo vapor, dedicado, entusiasmado, quando, de repente, percebe que os problemas, as repetições e as burocracias começam a minar a sua alegria em trabalhar. Nessa hora, você pode seguir dois caminhos.

O primeiro é entregar-se ao desânimo e cumprir suas funções somente por obrigação, fazendo o básico e desejando incessantemente que o dia de trabalho chegue ao fim. Dessa forma, os dias serão torturantes, as críticas corrosivas, a convivência no trabalho ácida, consequentemente, você não terá uma vida muito alegre. Ainda que nos outros âmbitos sua vida esteja boa, a satisfação com o seu trabalho contribui muito para o seu estado de espírito.

Além disso, a apatia é contagiante. Se você age de maneira fúnebre, pode estar privando as pessoas do seu convívio de ficarem alegres. Você prejudica não só você mesmo como todos à sua volta.

O segundo caminho, de fato, requer mais esforço. É aquele em que você luta contra o desânimo e alimenta sua motivação. Procura entender os agentes causadores de apatia e os combate com toda energia possível. Nem que, para isso, você tenha que, diariamente, lutar contra a sonolência da rotina. Lembre-se, sua mente é o que dita o ritmo do seu rendimento.

Mais contagiante ainda que a apatia é a sua alegria. Comportando-se de maneira alegre e solícita, você será inspiração para a pessoa ao lado. Felicidade gera felicidade e desencadeia um ambiente agradável. Pode estar certo disso!

De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso “Como Administrar Pequenas Empresas”, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o gestor de uma empresa deve sempre estar sempre motivado em busca dos objetivos, sobretudo, para contaminar de ânimo a sua equipe. O veículo precursor do sucesso é sempre abastecido de muito empenho e motivação.

Desenvolva em você mesmo a arte de se automotivar e saiba driblar a inércia do dia a dia. Depende somente do seu esforço, da sua vontade e paciência para enxergar a vida e seus momentos apáticos com um pouco mais de entusiasmo. Faça com que a vivacidade prevaleça sempre!

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 24-09-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.