Qualidade de vida no trabalho

As empresas buscam otimizar a escolha de colaboradores. Procuram escolher as pessoas mais adequadas possíveis a cada cargo. É fundamental para o

As empresas buscam otimizar a escolha de colaboradores. Procuram escolher as pessoas mais adequadas possíveis a cada cargo. É fundamental para o sucesso de uma companhia que ela seja composta por pessoas comprometidas em desenvolver com muito empenho as atividades referentes a cada uma delas.

O ambiente empresarial acaba tornando-se a segunda casa dos funcionários. Uma pessoa que trabalha oito horas por dia, provavelmente, passa mais tempo em contato com a organização em que trabalha e com os outros membros desta do que com sua própria família. Ou seja, o ambiente de trabalho tem valor e relevância significativa na vida de qualquer pessoa.

Nos últimos tempos, temos visto muitos profissionais que sofrem com o estresse no trabalho. Pessoas ficam doentes, devido aos transtornos decorrentes das atividades corporativas. Alguns fatores contribuem para esses problemas, são eles:

*Funções muito complexas;

*Atividades muito repetitivas;

*Ambiente de trabalho ruim;

*Falta de comunicação com o chefe e/ou com a equipe;

*Falta de reconhecimento;

*Autoritarismo por parte dos superiores;

*Salário incompatível com as responsabilidades;

*Condições de trabalho adversas.

A gestão de pessoas de uma empresa está totalmente ligada ao ambiente proporcionado por ela. É fundamental que as pessoas sintam-se bem na execução das suas atividades. O cuidado com o bem-estar do ser humano tem relação direta com a produtividade deste no trabalho. Trata-se de uma troca entre empresa e colaboradores.

A empresa deve buscar a construção de um local harmonioso e lutar pelos interesses de seus empregados. Por sua vez, os funcionários ficarão mais satisfeitos, terão mais calma e concentração para produzirem o seu melhor. Além disso, terão motivação extra ao saberem que a empresa preocupa-se, efetivamente, com o seu bem-estar.

Podemos citar algumas dicas do que as empresas podem fazer para extrair o melhor dos seus colaboradores:

*Fazer levantamentos periódicos de como os funcionários estão sentindo, com relação à empresa, e criar estratégias de estímulos com base nos resultados

*Disponibilizar serviços aos funcionários como: consultas com psicólogos, descontos em academias, em restaurantes, entre outros. Até algo mais exótico, como sessões de massagens, pode contribuir com a melhora do rendimento dos funcionários.

*Procurar conhecer melhor cada funcionário e estar sempre disposto a ajudá-los com relação aos problemas fora da empresa.

De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso “Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, quando os funcionários sentem-se queridos e prestigiados pela empresa, costumam “vestir a camisa” e realizar com muito mais empenho suas atividades. Já os colaboradores que não sentem prazer em trabalhar e não possuem respeito pela empresa que trabalham, certamente, terão o esforço limitado pelo desânimo.

Valorize seus profissionais. Mais que as engrenagens de funcionamento da sua empresa, eles são seres humanos, feitos de carne e osso e, por mais que digam o contrário, funcionam melhor movidos pela motivação e pelo prazer do que somente pela obrigação.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 04-10-2012 Matérias

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