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A importância da cultura organizacional nas empresas

Importancia Da Cultura Organizacional Nas Empresas   ediumA cultura organizacional de uma empresa é a cultura antropológica que existe na organização, composta por hábitos, comportamentos, práticas e valores éticos e morais, bem como crenças e princípios empresariais, com suas políticas internas e externas. Essa cultura afeta todos os membros da empresa como um caminho e um exemplo para guiar o comportamento dos colaboradores.

Todas as empresas possuem uma cultura organizacional, independentemente do seu tamanho e do segmento em que atuam. Formalmente instituída ou não, a cultura organizacional possui um conjunto de valores que são compartilhados pelos membros da organização, com o intuito de atingir os objetivos e as metas da empresa.

É muito importante que exista uma cultura organizacional forte em uma empresa, e que esta esteja presente nas atividades de todos os funcionários. Os colaboradores precisam acreditar na empresa, sentir-se parte dela e concordar com os seus passos, contribuindo no sucesso da organização. Em uma época de crise, por exemplo, caso os membros não estejam de acordo com a cultura de sua empresa, ela terá dificuldades na tentativa de se erguer novamente.

Os líderes e os gestores da empresa são os responsáveis para a implementação da cultura organizacional e devem apresentá-la aos colaboradores, sugerindo-a como um aspecto de direcionamento de trabalho. Dessa maneira, nenhum projeto, decisão ou planejamento devem ser realizados caso não esteja de acordo com os princípios da cultura organizacional.

Dessa maneira, caso a cultura da empresa não esteja bem clara e compartilhada pelos membros, poderá gerar conflitos nas tarefas, problemas internos e externos, bem como o conflito das metas e objetivos, que acabam comprometendo os resultados esperados.

Por que é necessário entender a cultural organizacional?

Aceitar a sua existência, entender os seus princípios e compreender como a cultura de uma empresa é sustentada e aprendida pode ajudar em sua sobrevivência, podendo explicar e prever o comportamento dos colaboradores. De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso “Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, fala-se muito em aprendizagem organizacional, remetendo à cultura de aprimoramento das pessoas, muito comum em empresas bem sucedidas.

Uma empresa, com valores bem definidos e corretamente compartilhados, aumenta o impacto positivo das lideranças, em relação ao comportamento dos funcionários, diminuindo a rotatividade entre eles. Este seria um exemplo de uma cultura organizacional forte.

Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins

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