Confecção de roupas: como escolher qual segmento atender?

Em uma confecção de roupas é essencial escolher qual segmento será atendido.

Um segmento de mercado é formado por um grupo específico de consumidores que possuem necessidades, comportamentos de compra e características semelhantes.

Dessa forma, segmentação é o processo de dividir o mercado em grupos de potenciais consumidores com necessidades e, ou características similares e que estão propensos a ter um mesmo comportamento de compra.

Segundo o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas, escolher um segmento (nicho) de mercado deve ser uma das principais preocupações dos empreendedores.

O objetivo básico da segmentação é o concentrar esforços de marketing em determinados alvos que a empresa considera adequados, já que ela possui capacidade de satisfazer a demanda desses focos de maneira adequada. Cada segmento deve ser constituído por grupos de consumidores que apresentam o mínimo de diferenças entre si e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos.

Suponhamos que os dois maiores segmentos, em número de consumidores, A e B, são representados, respectivamente, por pessoas que mandam fazer roupas e por pessoas que compram somente roupas mais baratas e não se importam com a aparência. O segmento C é composto por aquelas que se preocupam com a aparência, gostam de estar “na moda”, mas não têm condições financeiras necessárias para comprar roupas “de marca”. O segmento D possui alto poder aquisitivo, é fiel a poucas marcas e não se preocupa com preço (por exemplo, pessoas que só compram roupas na Daslu). O segmento E tem poder aquisitivo não tão alto quanto o D, mas procura usar as marcas da moda.

Com base nessa situação hipotética, já podemos começar a perceber que empresas como a C&A, Renner, Riachuelo e outras de departamento teriam foco em um segmento completamente diferente de uma Fórum ou M. Officer, por exemplo.

Logicamente, esse foi um exemplo bastante genérico, utilizado, somente para dar uma visão do motivo pelos quais as empresas adotam estratégias de preço, produto, comunicação e propaganda diferenciadas. Seus segmentos-alvo são diferenciados e respondem de maneira também diferenciada aos estímulos a que são expostos.

Para conseguir uma segmentação de mercado é preciso:

- Ter e oferecer produtos que vão ao encontro das necessidades do mercado-alvo (segmento);
- Avaliar a concorrência de mercado, a posição exata da empresa;
- Ter o controle e o conhecimento das estratégias presentes e futuras, incluindo o público-alvo que se quer atingir, o posicionamento da empresa e dos produtos e serviços, além dos preços praticados.

Com a segmentação de mercado, a empresa consegue:

- Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores;
- Maior proximidade do consumidor final;
- Possibilidade de oferecer bens e serviços a preços altamente competitivos;
- Disponibilidade de pontos de venda adequados a seus produtos ou serviços;
- Existência e veículos de publicidade que se dirijam direta e exclusivamente aos segmentos visados.

Emprego e Renda 20-05-2015 Matérias

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Comentários

millefioristarmedia com

10-06-2015

Empreender ého correr riscos num mercado tão competitivo Concorrência É grande