Negócio próprio - quanto custa para se tornar o próprio chefe?

Quanto custa ter o próprio negócio e se tornar o seu próprio chefe: 200 mil, 90 mil, 35 mil, 50 mil? Essa é uma pergunta que milhares de brasileiros, que têm esse sonho,...

Quanto custa ter o próprio negócio: 200 mil, 90 mil, 35 mil, 50 mil? Com muita criatividade, bom gosto, foco, organização, dedicação e determinação nem é preciso de tanto dinheiro assim

 

Quanto custa ter o próprio negócio e se tornar o seu próprio chefe: 200 mil, 90 mil, 35 mil, 50 mil? Essa é uma pergunta que milhares de brasileiros, que têm esse sonho, se fazem todos os dias. Como resposta, saibam que nem sempre é preciso de tanto dinheiro assim. Em primeiro lugar, é importante dizer que negócios existem e de todos os tamanhos, inclusive, dá para abrir uma empresa promissora com pouco dinheiro e ir mais longe do que se imagina. Sabe como? Com muita criatividade, bom gosto, foco, organização, dedicação e determinação.

Para iniciar o seu próprio negócio é preciso estabelecer prioridades. O futuro empresário tem de encarar a empresa, mesmo que em fase inicial e, portanto, ainda muito pequena, como prioridade em sua vida. Depois, o segredo é acreditar que vai dar certo, que é possível, e trabalhar com muito afinco e força de vontade para que as coisas aconteçam. Veja algumas dicas:

Organização

Crie uma agenda, priorize compromissos, procure por coisas que você gosta de fazer, identifique as oportunidades e veja se você tem habilidades necessárias.

Planejamento

Abrir uma empresa é fácil, difícil é mantê-la firme no mercado. Portanto, antes de abrir as portas ao público, faça um planejamento de ações que você terá de desenvolver para que a empresa não cesse suas atividades. Durante esta etapa, é importante que você tenha total conhecimento de seus riscos.

Público-alvo

Analise o público que você quer atingir, definindo estratégias para alcançá-los, por exemplo, ponto comercial, tipo de estrutura, valores dos produtos, entre outros.

Surpreenda

É muito importante que você crie expectativas em seus clientes. A cada dia, surpreenda-os, vendendo inovação, felicidade e alegria. Ofereça um serviço atencioso e eficiente e renove periodicamente seus produtos.

Comece de maneira econômica

Tenha em mente praticidade e funcionalidade. Se houver possibilidade, pelo menos por um tempo, abra mão de contratações, aluguel, compras faraônicas e outros gastos elevados que podem por a perder todo o seu investimento. Sendo assim, a princípio faça você mesmo todo o serviço, levando em consideração que os desperdícios devem ser contidos a todo custo.

Atualize-se

Saiba que, apesar de não parecer, tudo o que acontece no país e no mundo influencia no seu negócio. Sendo assim, atualize-se  diariamente, ficando por dentro de tudo que acontece ao seu redor, principalmente, na economia do país. Leia jornais e revistas, assista aos jornais, faça pesquisas na internet, enfim, use seu tempo livre em favor próprio. Sua empresa só tem a ganhar.
Adquira conhecimentos específicos

O Sebrae, por exemplo, é um órgão capaz de ajudá-lo em todo o processo de abertura da empresa. Procure saber como funciona uma empresa, avalie as possibilidades, faça um estudo de mercado, e avalie a concorrência.

Mantenha a qualidade dos produtos e serviços

De nada adianta fazer o melhor atendimento possível se os produtos comercializados não tiverem boa qualidade.

Faça bom uso do seu capital

Peça descontos, negocie formas e prazos de pagamentos com os fornecedores, invista em estoque e forme capital de giro.

Divulgue sua empresa

Se ninguém sua empresa, não há como adquirir seus produtos. Sendo assim, pegue pesado na divulgação. Use para isto, mecanismos como redes sociais, websites, panfletos, propagandas e outros.

Estabeleça parcerias

Procure por lojas cujas mercadorias complementem as suas e ofereça parceria. Juntos, todos só têm a ganhar.

Crie uma marca

Seja diferente e faça do seu negócio o único. Seja criativo e reinvente suas ideias, oferecendo algo a mais para a sua clientela nas compras. Além disto, é importante criar uma marca forte e chamativa, de forma que conheçam sua empresa.

Tenha bons relacionamentos

Ninguém sobrevive sozinho. Esta premissa serve também para o setor comercial. Sendo assim, tenha perseverança, humildade, jogo de cintura com o público e muita paciência com os fornecedores. Saiba que a arrogância e a ignorância não acrescentam nada em sua vida, muito pelo contrário, apenas fazem com quem as carrega um fracasso total. Talvez seja este um dos segredos do sucesso de qualquer empresa.

Por: Silvania Teixeira.


Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios.

 

 

 

 

 

Silvania Teixeira 13-07-2015 Matérias

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