Você sabe comprar carne?

As carnes, como alimentos perecíveis, requerem maiores cuidados no ato da compra. Para isso, é importante observar algumas características físicas e sensoriais, a fim de...

As carnes requerem maiores cuidados no ato da compra, sendo necessário observar algumas características físicas e sensoriais a fim de evitar o consumo de produtos estragados

 

As carnes, como alimentos perecíveis, requerem maiores cuidados no ato da compra. Para isso, é importante observar algumas características físicas e sensoriais, a fim de evitar o consumo de produtos estragados. Esta precaução é extremamente necessária, visto que não colocará em risco a vida das pessoas. Entre elas, destacam-se:

- Se a carne foi inspecionada e se possui o carimbo do SIF (Secretaria de Inspeção Federal), órgão que regulariza a qualidade do produto;

- Se está firme e com umidade;

- Se a cor é vermelho-brilhante a vermelho-escuro para a carne de boi, rosada-clara  para  a  carne  de  porco  e  amarela  quase parda  para  a carne de ave;

- Se a carne está coberta com uma moderada camada de gordura;  

- Se há presença de pequenos filetes de gordura no interior da carne que lhe dão sabor e maciez, já que certa quantidade de gordura é importante para realçar o sabor.

Características dos alimentos

1- Carne Bovina

Próprios para consumo - cor vermelho-cereja brilhante, elástica e firme, macia, gordura branca e odor agradável.

Impróprios para consumo - cor vermelho-escura, viscosa, gordura mole, flácida, amarela, odor desagradável (amoniacal).

2- Vitela

Próprios para consumo - cor mais clara que a do animal adulto (rosa claro), consistência suave, úmida, menor gordura que a do animal adulto, branca e quebradiça, odor agradável.

Impróprios para consumo - cor rosa castanho e bege escura, ou marrom-avermelhada, mole, gordura amarela e odor amoniacal.

3- Porco

Próprios para consumo - cor branca a rosa-acinzentada, gordura branca e firme. Nenhum odor.

Impróprios para consumo - carne vermelho-escura, carne áspera, gordura distribuída sem uniformidade e firmeza.

4- Aves

Próprios para consumo - copo compacto com bastante carne e gordura, carne rosa ou clara, pele lisa, macia, aderente, sem manchas ou odores desagradáveis.

Impróprios para consumo - Com pouca carne, perda de elasticidade, com manchas, principalmente nas partes internas das coxas e das asas, odores desagradáveis, pele oleosa e pegajosa ao talo, coloração arroxeada no peito e na coxa.

5- Víceras (coração, fígado, rins, bucho e miúdos)

Próprios para consumo - definidas nos seus contornos, firmes, sem manchas, brilhantes, as películas que as recobrem (fígado e miolos) são fáceis de retirar.

Impróprios para consumo - empastados, amolecidos, perda de elasticidade, manchas, odores desagradáveis, cor estranha, odor diferente do normal.

6- Peixe

Ao comprar peixe, este deve estar fresco e estar conservado no freezer ou em um local onde ele esteja sobre o gelo picado durante todo o tempo.

Próprios para consumo - olhos salientes e brilhantes, carne firme, elástica e resistente à pressão dos dedos, escamas bem aderidas à pele, cheiro característico, cor branca e rosada, guelras vermelhas, pele brilhante e úmida; e não apresentar untosiosidade, o ventre não deve estar abaulado.

Para o peixe filetado ou em posta, prefira aqueles com embalagem lacrada sem alteração de cor e partes descongeladas. O prazo de validade médio dos alimentos é estabelecido para produtos contidos em suas embalagens originais e mantidos sob condições recomendadas na rotulagem. É responsabilidade do fabricante e, portanto, pode variar para um mesmo produto.

Impróprios para consumo -  sem brilho nem reflexos, escamas facilmente descartáveis, sinais
deixados pela pressão dos dedos, cheiro anormal.


Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Treinamento de Empregada Doméstica.

 

Silvania Teixeira 05-10-2015 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.