Confecção de roupas - aprenda a identificar os concorrentes

Até um passado recente, identificar os concorrentes de uma confecção de roupas era tarefa fácil, bastava ver se a loja ao lado ou alguma outra instalada no mesmo centro...

Atualmente, com a diversidade de produtos comercializados em um mesmo ponto de venda, fica cada vez mais difícil identificar os concorrentes de uma confecção de roupas

 

Até um passado recente, identificar os concorrentes de uma confecção de roupas era tarefa fácil, bastava ver se a loja ao lado ou alguma outra instalada no mesmo centro comercial vendia os mesmos produtos. Hoje, com a diversidade de produtos comercializados em um mesmo ponto de venda, devido a globalização, fica cada vez mais difícil identificar os concorrentes.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Professor do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas, “Para se tornar perene nesse mercado extremamente competitivo, identifique constantemente a entrada ou saída de concorrentes, verifique a concorrência direta e indireta e o desempenho do seu negócio, sempre e, além disso, use de muita criatividade”.

Então, como planejar as ações de mercado para uma confecção de roupas sem saber quem é o concorrente? Vamos dar algumas dicas de identificação:

- Concorrente direto 1

É aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público-alvo que você, com uma mesma faixa de preço em um mesmo tipo de ponto de venda. Exemplo: lojas no mesmo bairro ou cidade que oferece produtos semelhantes.

- Concorrente direto 2

É aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público-alvo, com uma mesma faixa de preço, em tipos de pontos de venda diferentes, como os magazines, por exemplo.

- Concorrente indireto

É aquele que não vende a mesma linha de produtos que você, mas que atinge seu público-alvo com uma estratégia clara de substituição de produto. Um exemplo: o crédito de até 10 meses para compra de um kit de cosméticos pode fazer com que a cliente troque a compra de um lote de roupas, que já estava planejada, pela oportunidade de ter um produto diferenciado na sua loja, mas que atenda o público feminino de roupas. Nesse caso, o concorrente foi outro ponto de venda, com outro tipo de produto, mas com uma estratégia de venda diferenciada e agressiva. Ou seja, a concessão de crédito de longo prazo para provocar a substituição de um produto por outro. Esse é apenas um exemplo da dificuldade em identificar o concorrente indireto. Sendo assim, pontuamos algumas recomendações:

1- Identifique o concorrente direto, se possível, seja cliente dele para saber o que ele está fazendo de diferente na linha de produto, no preço, na ambientação do PDV e na comunicação com o mercado
(propaganda e comunicação dirigida, principalmente).

2- Fique atento ao mercado de forma geral e verifique constantemente as variações que ocorrem no seu negócio. Por exemplo: quantos clientes entram em contato com a sua confecção e quantos efetivamente compram.

3- Verifique se alguma marca, ou algum setor específico da economia está promovendo linhas de crédito de longo prazo, promoções de preço etc., pois esse tipo de movimento da concorrência indireta pode afetar diretamente o faturamento da sua empresa.

4- Verifique também os clientes habituais: estão comprando mais ou menos produtos, estão gastando mais ou menos na sua loja. Se houver uma variação grande com a maioria dos clientes, tanto para mais como para menos, alguma movimentação anormal de mercado pode estar ocorrendo. Descubra o que é e faça uma ação corretiva imediata.

As principais questões que devem ser pesquisadas continuamente são:
Como planejar as ações de mercado para uma confecção de roupas? - Artigos ER
- Identifique os pontos principais para se diferenciar da concorrência e torna-se mais competitivo - localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado.

- Avalie se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes.

- Identifique as necessidades dos clientes que não vêm sendo atendidas pelos concorrentes.

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Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 25-04-2016 Matérias

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