Quer ganhar nas próximas eleições? Organize-se!

Você, Sr. candidato, tem de ser o grande comandante da sua campanha eleitoral se quiser sair vencedor da disputa. Cabe a você, futuro vereador ou prefeito, escolher ...

 

 Você, Sr. candidato, tem de ser o grande  comandante  da  sua campanha eleitoral se quiser sair vencedor da disputa

Você, Sr. candidato, tem de ser o grande  comandante  da  sua campanha eleitoral se quiser sair vencedor da disputa.  Cabe  a  você,  futuro vereador ou prefeito, escolher  eficazmente  os seus principais assessores. Dentre outras atribuições, você deve presidir as reuniões de avaliação com o QG estratégico. Deve também orientar e avaliar a campanha com o coordenador geral. Segundo Tadeu Comerlatto, professor do Curso CPT Campanha de Prefeito Passo a Passo, “As  mudanças  no  perfil  e  nas  expectativas  do  Eleitor  exigem  também  mudanças  nos métodos de organização e execução das Campanhas Eleitorais. E a Campanha de Prefeito é a mais envolvente, a mais disputada, e que exige mais trabalho e maior mobilização”.

Conheça, abaixo, como deverá ser baseada a estrutura organizacional de sua campanha e o que cada uma dessas estruturas deverá ter como responsabilidade:

Coordenador geral



Deve  ser  o  Grande  Gerente  da  Campanha.  O  Coordenador  geral  tem  como  missão, gerir, isto é, fazer a campanha ser executada de modo eficiente em todos os sentidos. Deve  estruturar  toda  a  campanha.  Instalar  os  comitês,  definir  as  responsabilidades  de cada setor e de cada pessoa. Deve conduzir a campanha e avaliar todas as atividades.

Coordenador da agenda



Sua missão é organizar e fazer cumprir a agenda diária do candidato. Os critérios para a elaboração da agenda devem ser definidos com o QG estratégico. Deve  cuidar  de  todos  os  detalhes  para  que  a  agenda  seja  cumprida  sem  problemas: organizar  a  comitiva  que  vai  acompanhar  o  candidato;  organizar  as  informações  que  o candidato precisa para cada evento; providenciar os materiais necessários. Deve  encaminhar,  com  a  devida  antecedência,  cópias  da  agenda  para  o coordenador geral da campanha.

Assessor do candidato



Sua missão é acompanhar o candidato em todos os locais e eventos. Deve fazer cumprir o cronograma da agenda. É muito comum, por parte do candidato, o  não  cumprimento  do  tempo  estabelecido.  Por  isto  o  assessor  deve  estar  sempre  atento  aos horários. Deve anotar todos os pedidos feitos, compromissos assumidos, documentos recebidos e repassá-los ao coordenador da campanha. O assessor tem também o compromisso de tirar o candidato de situações embaraçosas e que ocorrem com frequência em todas as campanhas.

Assessor de marketing



Sua missão é de elaborar o plano de marketing da campanha. Deve  assessorar  o  Candidato  e  o  QG  estratégico  na  formulação  e aplicação  das estratégias de comunicação.

Assessor de propaganda



Deve  assessorar  o  candidato  e  o  QG  estratégico  na  formulação  e  produção  do material  de  propaganda.  Mesmo  que  o  material  seja  feito  por  uma agência  é  importante  que um representante participe de reuniões do QG estratégico, quando necessário.

Assessor político



Sua   missão   é   elaborar   as   estratégias   políticas   da   campanha.   Deve   cuidar   das coligações,  alianças,  articulações  partidárias.  Deve  representar  o  candidato  nas  reuniões  da coligação e alianças. Deve acompanhar a evolução da campanha, analisando as pesquisas e a mobilização  de  cada  campanha.  Deve  acompanhar  o  mapeamento  do  quadro  de  forças impulsionadoras e do território Eleitoral.

Conselho Político



Deve ser formado por políticos e lideranças experientes e influentes. Sua principal atribuição é dar força ao candidato e a campanha.

Comissão Financeira



Sua missão é elaborar e executar o plano de arrecadação de dinheiro para a campanha. Deve  ser  formada  por  pessoas  idôneas  e  com  credibilidade  junto  aos  prováveis financiadores da campanha. Deve também colaborar na elaboração do orçamento da campanha.


Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 06-06-2016 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.