Permacultura: você sabe o que é?

A Permacultura é um sistema de projetos para a criação de ambientes humanos sustentáveis. A palavra em si não é somente uma contração das palavras permanente e...

 Permacultura: você sabe o que é?   Artigos Cursos CPT


 

A Permacultura é um sistema de projetos para a criação de ambientes humanos sustentáveis

 

A Permacultura é um sistema de projetos para a criação de ambientes humanos sustentáveis. A palavra em si não é somente uma contração das palavras permanente e agricultura, mas também de cultura permanente, pois culturas não podem sobreviver muito sem uma base agricultural sustentável e uma ética do uso da terra.

Em um primeiro nível, a Permacultura lida com as plantas, os animais, as edificações e infraestruturas (água, energia, comunicações). "Todavia, a Permacultura não trata somente desses elementos, mas, principalmente, dos relacionamentos que podemos criar entre eles, por meio da forma em que os colocamos no terreno", afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura.

Objetivo da Permacultura


O objetivo da Permacultura é a criação de sistemas que sejam ecologicamente corretos e economicamente viáveis; que supram suas próprias necessidades, não explorem ou poluam e que, assim, sejam sustentáveis a longo prazo. A Permacultura utiliza as qualidades inerentes das plantas e animais, combinadas com as características naturais dos terrenos e edificações, para produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, utilizando a menor área praticamente possível.

Princípios da Permacultura


A Permacultura é baseada na observação de sistemas naturais, na sabedoria contida em sistemas produtivos tradicionais e no conhecimento moderno, científico e tecnológico. Embora baseada em modelos ecológicos positivos, a Permacultura cria uma ecologia cultivada, que é projetada para produzir mais alimentação humana e animal do que seria encontrado naturalmente. Portanto, a definição de permacultura é interação entre uma cultura permanente, como frutas arbóreas, café, reflorestamento, com outras culturas temporárias, como hortaliças, cereais, ou mesmo a criação de animais, introduzida nesta cultura permanente.

Vantagens da Permacultura


O grande objetivo, além da interação das espécies, trata de usar os animais para adubarem o solo, pois o solo nutre a planta, que, por sua vez, coopera na alimentação animal. Esse sistema deve ser mais empregado no Brasil, em poucos anos, dado o desenvolvimento da  tecnologia de cercas elétricas. Pode-se fazer rotação com galinhas, patos, outras aves, cabras e ovelhas ou mesmo o gado de leite. Também deve-se fazer rotação de cultura entre a permacultura.

Existem dois passos básicos para um bom projeto permacultural. O primeiro trata de leis e princípios que podem ser adotados em quaisquer climas ou condições culturais; o segundo já é mais associado a técnicas e a práticas que mudam de um clima ou cultura.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 29-03-2017 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.