Você sabe tudo sobre os produtos de limpeza?

Produtos de limpeza são substâncias que, depois de dissolvidas, ajudam a remover gorduras e outros resíduos de equipamentos, utensílios e do ambiente de trabalho. Esses...

 Você sabe tudo sobre os produtos de limpeza?   Artigos Cursos CPT


 

Produtos de limpeza são substâncias que, depois de dissolvidas, ajudam a remover gorduras e outros resíduos de equipamentos, utensílios e do ambiente de trabalho

Produtos de limpeza são substâncias que, depois de dissolvidas, ajudam a remover gorduras e outros resíduos de equipamentos, utensílios e do ambiente de trabalho. Esses produtos são utilizados conjuntamente com materiais e equipamentos próprios, tendo como veículo geralmente a água. “Esses produtos são composições químicas industrializadas e, muitas vezes, corrosivas e até venenosas”, afirma Denise Andrade Khoury, professora do Curso a Distância CPT Produção de Salgados Finos para Festas. Conheça abaixo um pouco sobre cada um deles:

Sabões
São preparados em forma líquida, sólida e em pó. Eles são próprios para dissolver gorduras. Empregam-se dissolvidos em água e exigem enxágue perfeito, a fim de não prejudicar o sabor dos alimentos.

Detergentes
São produtos sintéticos com características e usos similares aos sabões. Eles são concentrados em dosagens mais ou menos fortes e, geralmente, são venenosos.

Limpa-fornos
São detergentes em pasta ou líquidos e altamente concentrados. São empregados sem misturar com água, em superfícies metálicas que apresentam incrustações de gordura queimada. Não devem ser utilizados em utensílios em contato com o alimento. Aplicam-se com escovas ou esponjas. Deixa-se que o produto atue sobre o metal e depois remove-se com água.

Limpadores desoxigenantes
São misturas líquidas ou em pó, utilizados para remover manchas de oxidação que cobrem os metais, mantendo-os limpos e brilhantes. Além dos produtos comerciais, esses limpadores podem ser preparados na cozinha, à base de ácidos (suco de limão e vinagre) e farinha. Faz-se uma pasta, e aplica-se esfregando sobre os metais com a ajuda de um pano.

Salmoura
Trata-se de uma solução concentrada de sal e água utilizada em lugar de limpa fornos. Aplica-se, geralmente, sobre metais quentes, esfrega-se com escova e remove-se com água limpa. A salmoura, não sendo venenosa, pode ser utilizada em chapas e grelhas que entram em contato com alimentos.

Pedra-pome
Trata-se de produto natural ou sintético que serve para tirar manchas a seco ou com pouca água, de metais oxidados ou para remover incrustações não gordurosas.

Sapólio
Esse produto é industrializado e resulta da mistura de sabão com areia fina que serve para dar brilho e retirar pequenas sujeiras dos utensílios de cozinha. Usa-se esfregando sobre os metais com a ajuda de esponja ou pano.

Lixas
É um produto que possui granulosidade média e fina, são usadas para limpeza das partes externas de fornos, facas de aço inoxidáveis e outras superfícies de ferro sujeitas à oxidação.

Álcool
É usado em baixa concentração para completar a limpeza com o duplo objetivo de esterilizar os recipientes e dar brilho nos pratos e copos. Nesse caso deve ser aplicado com o auxílio de pano de copa.

Soda cáustica
A soda cáustica é muito corrosiva e venenosa, é usada dissolvida em água para limpeza dos queimadores dos fogões e das caixas de gordura. Os queimadores dos fogões são fervidos, adicionando-se uma porção de soda cáustica.

Querosene
Usado para a limpeza da coifa onde se alojam gorduras e detritos voláteis absorvidos pelos exaustores.

Lembrem-se:




- Todos os produtos de limpeza devem ser removidos completamente com água, antes de se usar o utensílio ou equipamento que foi lavado.

- Alguns produtos à base de ácidos podem ferir as mãos, que devem ser protegidas com luvas.

- É desaconselhável o uso de determinados produtos na existência de qualquer ferimento.

- Recomenda-se estudar as instruções de uso dos fabricantes de cada produto de limpeza.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Padaria e Confeitaria.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 30-05-2017 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.