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Endomarketing: ferramenta muito utilizada pelos corretores de imóveis

Endomarketing: ferramenta muito utilizada pelos corretores de imóveis   Artigos Cursos CPT


O endomarketing ajuda a desenvolver qualidade no atendimento aos desejos e às expectativas dos clientes, especialmente por corretores de imóveis que trabalham em equipes ou possuem funcionários

Endomarketing é uma ferramenta do marketing muito utilizada pelos corretores de imóveis em suas atividades diárias. Trata-se de uma estratégia que ajuda a desenvolver qualidade no atendimento aos desejos e às expectativas dos clientes, especialmente por corretores de imóveis que trabalham em equipes ou possuem funcionários.

O objetivo primordial do endomarketing é conscientizar as equipes de trabalho e os funcionários para a importância do atendimento aos clientes com inovação, criatividade e encantamento. Portanto, “o endomarketing busca adaptar as estratégias de marketing tradicional, que normalmente são utilizadas no ambiente externo, para uso no ambiente interno dos escritórios de corretagem imobiliária”, afirma Fernando de Magalhães Jr., professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Corretor de Imóveis, em Livro+DVD e Curso Online.

A constatação da importância do endomarketing decorre da dificuldade de monitoramento e controle contínuo dos contatos dos clientes com a equipe de trabalho e com os demais funcionários de uma corretora de imóveis. Realmente, na prática cotidiana, diversas tarefas rotineiras e o atendimento dos clientes são realizados por equipes de trabalho, não sendo facilmente controláveis pelo Corretor de Imóveis que coordena os trabalhos do escritório. Diante dessa constatação, existe a necessidade de serem desenvolvidas estratégias de endomarketing.

Sugestões


- Estabelecer metas e resultados de curto, médio e longo prazo (para o próximo mês, para o próximo semestre, para o próximo ano).
- Quem atingir os objetivos preestabelecidos merece ganhar prêmios (viagens, televisão, aparelhos eletrônicos, celular etc.).
- Cativar os funcionários e demais colaboradores.
- Fornecer informações organizacionais para os funcionários.
- Oferecer treinamento constante.
- Possibilitar estudos de conhecimentos gerais.
- Atividades esportivas e culturais etc.

É fundamental que sejam desenvolvidas formas para controle e monitoramento das tarefas submetidas às equipes de trabalho e aos funcionários. Uma opção bastante interessante é utilizar o denominado “feedback”, ou seja, o retorno das informações geradas durante a execução de determinadas tarefas. Essas informações devem ser exigidas das equipes de trabalho e dos funcionários para avaliação da qualidade no desenvolvimento e no alcance das metas e dos resultados. Pretende-se, então, acompanhar e monitorar o desenvolvimento de uma tarefa.

Normalmente, existe uma causa para o desenvolvimento de uma tarefa por um funcionário (por exemplo: cliente solicita informações sobre determinado imóvel). O funcionário, então, realiza uma ação (fornece as informações solicitadas pelo cliente), sendo que podem surgir consequências positivas ou negativas (satisfação ou insatisfação do cliente com as informações sobre o imóvel), que devem ser monitoradas com a utilização do “feedback”.

Dessa forma, o “feedback” pode ser executado com o objetivo de reorientar ou estimular comportamentos das equipes de trabalho e dos funcionários, de forma adequada às expectativas e aos desejos da clientela.

Alguns alertas importantes sobre endomarketing


- A campanha publicitária (a estratégia de propaganda) também deve ser desenvolvida no ambiente interno, oferecendo oportunidade de conhecimento por toda a equipe de trabalho, de maneira que os
funcionários comprem a ideia e se tornem também vendedores do conceito publicitário, fazendo uma espécie de parceria na interação com a comunicação desenvolvida no ambiente externo.
- A propaganda divulgada no ambiente externo não pode ser diferente daquilo que ocorre no ambiente interno, ou seja, o atendimento dos clientes deve ser rigorosamente compatível com aquilo que foi apregoado na publicidade.
- O cliente compra uma ideia através da publicidade e deve perceber que essa mesma ideia está sendo vendida pela equipe de trabalho e pelos funcionários.

Para fazer uma propaganda eficiente, torna-se imprescindível definir, claramente, algumas questões.


- Definição dos Objetivos e Estratégias da Comunicação
- Para que comunicar?
- O que comunicar?
- Como comunicar?
- A quem comunicar?
- Definição do Público-Alvo.
- Definição de um percentual (sobre o faturamento) para investimento em propaganda.

Esse percentual pode ser variável, em que a verba de publicidade aumentará ou diminuirá, dependendo do aumento ou da redução do faturamento, de forma que a agência de propaganda será parceira do desenvolvimento e da evolução da quantidade dos negócios imobiliários realizados pelo Corretor de Imóveis.


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Por Silvana Teixeira.

 

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