Motoristas particulares devem ter noções de cerimonial e etiqueta

Empresas ou pessoas que contratam motoristas particulares, geralmente, tem um alto poder aquisitivo e relevante importância social, política ou econômica. Por isso, o...

Motoristas particulares devem ter noções de cerimonial e etiqueta   Artigos Cursos CPT


Os motoristas particulares por estarem frequentemente em ambientes requintados e bem frequentados devem ter noções básicas de cerimonial e etiqueta social

Empresas ou pessoas que contratam motoristas particulares, geralmente, tem um alto poder aquisitivo e relevante importância social, política ou econômica. Por isso, o motorista deve ter sempre a consciência de que estará frequentemente em ambientes requintados e bem frequentados e, por isso mesmo, deve ter noções básicas de cerimonial e etiqueta social. O motorista deve saber, por exemplo, como se dirigir a autoridades, chamando-as corretamente pelo pronome de tratamento adequado, como Vossa Excelência, Vossa Senhoria e outros pronomes do gênero, afirma Plácido Soares, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Motorista Particular.

Pode ocorrer, também, que, ao apanhar uma pessoa para ser levada a algum local, onde a pessoa que vai recebê-la não a conheça, o motorista tenha de fazer as devidas apresentações. E existem regras para isso, e ele deve conhecê-las, também. Outro fato que se verifica com frequência, principalmente em viagens longas, é o patrão ou a família convidar o motorista para almoçar ou jantar na mesma mesa no restaurante. Geralmente, nessas ocasiões, o motorista costuma ficar constrangido, com medo de não saber se comportar corretamente à mesa, em um local mais sofisticado. Por isso, é importante que ele conheça também as regras básicas de etiqueta social para refeições.

Pode ser que, no exercício de suas funções, o motorista se veja na necessidade de apresentar alguém a uma determinada pessoa ou autoridade. Assim, é importante que ele conheça as seguintes regras sociais:


- Sempre se apresenta o homem à mulher. Todavia, tratando-se de um religioso, a mulher deverá ser apresentada.
- Apresenta-se uma pessoa mais moça a uma mais idosa, e a solteira à casada.
- A mulher deverá estender a mão, antes que o faça o homem que lhe foi apresentado. No entanto, se a pessoa apresentada se limitar a um outro cumprimento, deverá ser correspondido do mesmo modo (exemplo: ligeira inclinação de cabeça).
- A mulher, em sociedade, nunca se levanta ao ser apresentada a outra mulher, com exceção se esta for a anfitriã ou uma senhora de idade.
- Os anfitriões não necessitam apresentar todos os convidados entre si, no caso de uma recepção de grandes proporções. Basta apresentar alguns à chegada. E em um coquetel usa-se a mesma praxe.
- O convidado de honra, numa recepção de cerimônia, é apresentado a todos os convidados e deverá ficar ao lado da anfitriã, à entrada e de pé.

Motoristas particulares geralmente prestam serviços para pessoas de elevada importância social, política ou econômica e, por isso, devem conhecer regras básicas de cerimonial e etiqueta social.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 11-04-2018 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.