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Que tipo de comprador é você? Descubra!

Que tipo de comprador é você? Descubra!   Artigos Cursos CPT


A atividade de compra é tão importante para a empresa como é a atividade de venda. O objetivo básico do administrador de compras concentra-se em alcançar um bom preço

A atividade de compra é tão importante para a empresa como é a atividade de venda. O objetivo básico do administrador de compras concentra-se em alcançar um bom preço. Todavia, o preço baixo não há de ser o único ponto a considerar, quando se compra. “Na atividade de compra, há de se considerar outros fatores, além do preço, tais como: qualidade do produto; prazo de entrega; e condições de pagamento”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado, em Livro+DVD e Curso Online.

Perfil dos compradores existentes no mercadorias


a) O comprador empresário
É muito comum encontrar o próprio dono da empresa à frente do processo de negociação de compras, exatamente pela sua importância e por envolver consideráveis recursos financeiros. É até mais provável encontrar o empresário atendendo mais fornecedores do que os clientes. A dificuldade está em limitar a expansão da empresa, que fica totalmente dependente do talento e feeling de seu proprietário. Isso dificulta, inclusive, o processo de sucessão nessas empresas, pois, muitas vezes, os herdeiros tentam administrar a empresa enquanto seu fundador, solitariamente, faz todas as negociações com fornecedores, não conseguindo formar nenhum sucessor que possa assumir essa função.

b) O comprador profissional
Este comprador é uma pessoa com formação específica e experiência destacada para a função. Profissionalizar a empresa não significa, necessariamente, contratar alguém de fora, sem nenhuma relação de parentesco com os proprietários. Significa, sim, reconhecer a necessidade e importância de se agregarem novos conhecimentos e técnicas à gestão do negócio, por mais sucesso que a experiência e o feeling dos empreendedores proporcione. Significa valorizar as ideias e ações não pelos laços de parentesco, mas pela contribuição que oferecem ao desenvolvimento da empresa. A dificuldade desse modelo é encontrar profissionais bem-formados e afinados com a política da empresa e, ao mesmo tempo, ter um sistema de acompanhamento e avaliação que garanta a segurança e transparência de todo o processo para o empresário.

c) O comprador generalista
Este é o comprador cuja experiência se deu em inúmeras áreas, negociando com os mais diversos tipos de fornecedores e prestadores de serviços, em volumes e situações variadas. A vantagem desse profissional reside na riqueza de conhecimento e grau de adaptação que as diversas negociações, possivelmente, devem ter-lhe proporcionado. Por outro lado, em algumas situações específicas, essa possível falta de profundidade no conhecimento do produto pode conferir algum tipo de vantagem para o outro lado da mesa de negociações.

d) O comprador especializado
Ele tem formação técnica ou experiência sobre determinada linha de produtos. Uma boa parte de seu poder de negociação reside na profundidade de seu conhecimento sobre as peculiaridades tanto do produto quanto dos fornecedores. O problema desse perfil, dada a alta divisão do trabalho, é que
geralmente requer da empresa uma estrutura razoável para o departamento de compras. Além disso, a empresa fica muito vulnerável, à medida que apresenta alto grau de dependência desse profissional.

e) Grupo de compras
São os grupos onde participam diversos profissionais de várias áreas, como marketing, pontos de venda, depósitos, além dos próprios compradores. O grupo decide pela inclusão ou exclusão de itens do mix de produtos, dos próprios fornecedores. O efeito positivo mais imediato, certamente, é a integração das áreas. Todavia, há que se tomar cuidado para não perder a agilidade, transformando qualquer decisão em infindáveis fóruns de discussão.

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Por Silvana Teixeira.

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