Farmácia de manipulação: garantia de qualidade e controle de qualidade

Foram instituídas diversas atividades e obrigatoriedades que atendam aos requisitos de controle e garantia da qualidade em farmácias de manipulação de medicamentos. “Todo...

Farmácia de manipulação: garantia de qualidade e controle de qualidade   Artigos Cursos CPT


Foram instituídas diversas atividades e obrigatoriedades que atendam aos requisitos de controle e garantia da qualidade em farmácias de manipulação de medicamentos

Foram instituídas diversas atividades e obrigatoriedades que atendam aos requisitos de controle e garantia da qualidade em farmácias de manipulação de medicamentos. “Todo o processo de manipulação deve ser monitorado e todas as atividades devem ser registradas”, afirma Adriane Franco, professora do Curso a Distância CPT Capacitação de Manipulador de Medicamentos, em Livro+DVD e Curso Online.

Esses registros devem ficar à disposição das autoridades sanitárias, para posteriores averiguações, ou quando houver necessidade de rastrear possíveis desvios de qualidade. Os manipuladores devem ter a consciência de que são diretamente responsáveis pela qualidade do produto. Com isso, ressalta-se a importância do processo de paramentação e higienização das mãos, para a realização das atividades de laboratório.

Ainda nessa mesma legislação, ressalta-se a necessidade de o estabelecimento possuir um Plano de Gerenciamento de Resíduos, para que se tenha um fluxo de descarte dos produtos, visando minimizar a geração dos mesmos e manter o correto descarte de produtos químicos e biológicos.

Várias são as resoluções que devem ser utilizadas como fonte de consulta para a elaboração desse plano. Porém, o manipulador deverá ser treinado sobre o correto descarte de cada resíduo gerado, bem como auxiliar no processo, seguindo as diretrizes descritas no Plano de Gerenciamento de Resíduos do Estabelecimento.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 18-09-2018 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.