Realizar eventos em hotéis é boa alternativa para aumentar os lucros do empreendimento? Sim, é! Porém, para não cair no fiasco é necessário, antes de tudo, planejamento e mão de obra especializada.
Nos hotéis, a captação e a negociação dos eventos ficam por conta do departamento de eventos. Para que o pessoal de vendas possa trabalhar, é necessário dispor de material informativo e de divulgação sobre as instalações e serviços oferecidos pelo hotel, tais como:
- Layout de todos os espaços disponíveis;
- Informações sobre as dimensões e capacidade de cada espaço;
- Tarifas;
- Preços de equipamentos e material de apoio;
- Sugestões de alimentos e bebidas;
- Modelo de contrato.
O material de divulgação deve ter excelente qualidade para que as entidades captadoras de eventos e o departamento de eventos possam, com esse material, utilizar ferramentas de Marketing adequadas, como mala direta, divulgação em feiras, congressos e outros eventos, afirma Antônio Máximo Borba, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Organização de Eventos, em Livro+DVD e Curso Online.
Campos et al. (2000) destaca algumas questões que devem ser consideradas ao ser feito o planejamento de eventos em hotéis:
- O coordenador do evento deve conhecer o regulamento do hotel e declarar, por escrito, estar de acordo com ele;
- Deve-se ter uma preocupação extra com a segurança do hotel, colocando-se agentes nas entradas das escadas, no primeiro e último andares e nos elevadores, para identificar hóspedes e visitantes, não permitindo o acesso de estranhos à área de hospedagem do hotel;
- No caso de feiras, para retirada de produtos comprados, os visitantes devem portar as notas fiscais, que devem ser conferidas e liberadas por um agente de segurança no lobby do hotel.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.