Como produzir doces em calda e compotas

A fabricação caseira de doces em calda saiu do ambiente doméstico e se tornou uma boa alternativa de ganho extra pelo fato de agregar valor ao

A fabricação caseira de doces em calda saiu do ambiente doméstico e se tornou uma boa alternativa de ganho extra pelo fato de agregar valor ao produto agrícola e ainda fazer com que você aumente a renda familiar. Por ser um mercado competitivo, o produtor deve ser criativo e encontrar maneiras de diferenciar o seu produto. Invista em qualidade, manutenção do valor nutritivo das frutas, sabor agradável e embalagens criativas são alguns procedimentos que fazem a diferença para o consumidor.

Compota de laranja em Metades

Formulação:

  • 10 laranjas pequenas (pêra ou bahia)
  • 6 xícaras de açúcar
  • 6 xícaras de água (para o xarope)

 

Tecnologia de fabricação:

Escolha as laranjas maduras e íntegras e as lave em água corrente sanificando em solução a 50 ppm de cloro ativo, por 10 minutos.

As laranjas devem ser raladas em ralo fino, para retirar o sumo. Lave bem.

Faça o curtimento da laranja inteira por um dia, trocando a água várias vezes. No segundo dia, parta a laranja em dois pedaços e retire as sementes com um palito. Afervente para que elas fiquem mais macias. Faça o teste para verificar o amargo.

Troque a água por outra quente e reservar. Preparar o xarope utilizando seis xícaras de água, deixando ferver até o ponto de fio. Acrescentar as laranjas quentes ao xarope quente e deixar ferver até que elas fiquem translúcidas. Retirar o doce do tacho e reservar para o dia seguinte. Levar as laranjas ao fogo para aquecer e concentrar o xarope. Envasar os frutos em vidros pasteurizados, cobrir com o xarope e retirar as bolhas de ar. As bordas do vidro devem ser limpas com tecido umedecida sem álcool. Após isso, feche os vidros com tampa metálica pasteurizada e submeta-os a tratamento térmico por 15 minutos acompanhado de resfriamento. Etiquete os vidros e os mantenha em local fresco, seco e arejado.

 

Emprego e Renda 18-01-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.