Saiba como montar e operar uma pequena fábrica de chocolates

O chocolate é o doce mais comercializado no mundo todo. Saiba como montar e operar uma pequena fábrica de chocolates

chocolate é o doce mais comercializado no mundo todo

A diversificação dos chocolates é extensa; vai desde a produção de chocolates comercializados em embalagens sofisticadas, para atender a um público de maior poder aquisitivo, até chocolates feitos sob encomenda para lojas e festas. O mercado brasileiro possui um grande potencial, apesar do clima quente na maioria das regiões e do alto nível dos produtos industrializados. Além disso, o perfil do consumidor, alvo do produto, é uma importante informação que o empreendedor deve ter em mãos, que pode ser usada para ajudar a dimensionar a fábrica.

Ao planejar seu empreendimento, é importante fazer uma pesquisa de mercado para ter a certeza de que o seu produto terá boa aceitação. Esta pesquisa deve ser realizada antes da implantação da fábrica, pois, através dela, é que se terá uma definição da viabilidade do projeto.

Outra pesquisa a ser feita é junto aos possíveis fornecedores; é necessário que você consiga a melhor matéria-prima, sempre dentro do mesmo padrão; certifique-se disto antes da implantação da sua fábrica.

É importante dimensionar bem o seu empreedimento e analisar o seu potencial financeiro para evitar gastos desnecessários com a compra de equipamento muito sofisticado ou mesmo com a aquisição de equipamentos que rapidamente estarão em desuso; outro aspecto é quanto às instalações, é preciso prever futuras ampliações para evitar grandes reformas e até a inviabilidade do projeto.

Investimento

O investimento inicial de uma fábrica de chocolates está ligado diretamente ao tamanho do negócio, o local onde ele irá funcionar e as características de seus clientes. Além disso, por mais cuidadoso que seja feito o planejamento desses gastos, é preciso sempre ter uma reserva para situações inesperadas. O capital de giro, que é o montante necessário para pagar funcionários e custos fixos nos primeiros meses também deve estar contabilizado.

Para calcular o capital inicial de investimento, faça uma tabela para organizar os gastos com instalações, veículos, equipamentos, material de consumo e utensílios, reserva para gastos não previstos, capital de giro e estoque. É importante que sejam detalhados os desembolsos mensais. Quanto mais esse quadro for detalhado, maior a chance de não errar no dinheiro investido.

O CPT – Centro de Produções Técnicas possui o curso “Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Chocolates”. Este curso fornece informações básicas para a produção de produtos de chocolate. Confira!

Paula Martins 21-10-2013

Deixe um Comentário

Comentários

Silvana

27-10-2014

Olá, Norma! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Temos, em nossos sites, várias publicações que poderão lhe ajudar quanto aos procedimentos de fabricação de chocolates. Não deixe de nos visitar. Basta jogar no Google o link abaixo. Atenciosamente, http://www.cpt.com.br/pesquisa?q=chocolate

Norma Alves

25-10-2014

Gostaria de receber explicações sobre a montagem de um fabrica de chocolates.Os meus são muito gostosos ,mas não sei como comercia-los. Esta página é muito útil para pessoas no meu caso.Aguardo resposta. Norma

Silvana Teixeira

10-07-2014

Olá, Andrea! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Para maiores informações sobre o Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Chocolates, nossas consultoras entrarão em contato. Atenciosamente

andrea piovezan

10-07-2014

gostaria de receber maisinformaçoes sobre como momtar uma fabrica de chocolates.