O mercado farmacêutico: tipos de estabelecimentos

Os estabelecimentos farmacêuticos, basicamente, são divididos em drogarias, farmácias de manipulação (alopática e homeopática) e drugstore.

Os estabelecimentos farmacêuticos, basicamente, são divididos em drogarias, farmácias de manipulação (alopática e homeopática) e drugstore

 

Os estabelecimentos farmacêuticos, basicamente, são divididos em drogarias, farmácias de manipulação (alopática e homeopática) e drugstore. De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, a atividade do setor varejista farmacêutico se caracteriza de três formas:

1) Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas: Compreende a comercialização de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário, manipulados no próprio estabelecimento, através de fórmulas magistrais (receitas médicas) e da farmacopeia brasileira. Tal atividade é desenvolvida em Farmácias de Manipulação e Drugstores;

2) Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos: compreende a comercialização de produtos farmacêuticos homeopáticos, fitoterápicos e produtos da flora medicinal com manipulação de fórmula. Tal atividade é desenvolvida em farmácias homeopáticas; e

3) Comércio varejista de produtos farmacêuticos industrializados: envolve o comércio de produtos farmacêuticos para uso humano sem manipulação de fórmulas, desenvolvido em drogarias.

A maioria dos estabelecimentos farmacêuticos, no Brasil, é do tipo drogaria. Esses estabelecimentos apresentam, como objetivos principais, a comercialização de fármacos, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos obtidos industrialmente em suas embalagens originais. No país, é comumente associado a denominação conjunta “Drogaria e perfumaria”, termo que se refere aos estabelecimentos que comercializam produtos cosméticos e de higiene pessoal, junto aos medicamentos.

Segundo os professores Ricardo Zatti e Adriane Franco, do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias, as farmácias de manipulação (alopática ou homeopáticas) são estabelecimentos que, além de vender os produtos de um drogaria, produzem medicamentos ou fórmulas magistrais a partir da receita ou prescrição médica. Esses estabelecimentos também estão autorizados a comercializar cosméticos e produtos para uso tópico manipulados na farmácia.

O termo drugstore, surgiu no Brasil na década de 1990, podendo ser considerado cópia da apresentação das drogarias americanas, que associam drogarias às lojas de conveniência. As drugstores são estabelecimentos  que, mediante autosserviço ou não, comercializam diversas mercadorias, como alimentos em geral, produtos de higiene, limpeza e apetrechos domésticos, além dos medicamentos.

Para que sua farmácia ou drogaria seja um sucesso, é preciso conhecer os detalhes do empreendimento, como produzir com excelente qualidade e como atender bem sua clientela; só assim, você terá condições de enfrentar a concorrência e conduzir o empreendimento ao sucesso. Para te ajudar nesse empreendimento, conheça e adquira o curso "Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias”, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por: Ana Carolina dos Santos.


 

 

 

 

 

 

Emprego e Renda 31-07-2015

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.