Você sabe o que é melasma?

Melasma é um distúrbio do pigmento da pele caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras. Aparece principalmente no rosto, e mais frequentemente em mulheres....


Melasma é um distúrbio do pigmento da pele caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras. Aparece principalmente no rosto, e mais frequentemente em mulheres

 Melasma é um distúrbio do pigmento da pele caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras. Aparece principalmente no rosto, e mais frequentemente em mulheres. Clinicamente, o melasma se carateriza por manchas castanhas na pele. Não tem outros sintomas e acontece em cerca de dez por cento nos homens. Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Ocorre devido ao aumento da produção de melanina pela pele. Pode acontecer simetricamente (nos dois lados da face). É um distúrbio crônico, cujo tratamento e a prevenção devem ser contínuos, pois existem casos em que o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.

Causas

Você sabe o que é melasma?

O melasma pode ser causado por características genéticas ou alterações hormonais, como no caso da gravidez, devido ao uso de anticoncepcionais. Contudo, é fundamental a presença da radiação ultravioleta e, em menor intensidade, o infravermelho. Essa radiação é fornecida pelo sol e fontes de calor. A câmera de bronzeamento também é uma fonte. O aumento na pigmentação decorre da multiplicação exagerada dos melanócitos (células que produzem a melanina) e, ou uma função exagerada das mesmas células, responsáveis pela produção do pigmento cutâneo (melanina).

Existem três tipos de melasma:
- Superficial,
- Profundo e
- Misto.

Os dois últimos são os mais difíceis de tratar.

Prevenção

Evitar se expor muito ao sol, e usar sempre filtros e bloqueadores solares. Essas são ações que protegem a gestante de ter o problema no futuro. O uso de maquiagens deve ser criterioso, pois há produtos que concentram a absorção da luz solar, o que agravaria o problema. O cloasma pode desaparecer gradualmente, com o fim da gravidez, sem nenhum tratamento feito pela gestante.

Tratamento

Existem inúmeras formas de tratar o melasma, mas o sucesso depende da conscientização do paciente para fazer a prevenção e fazer um acompanhamento com o dermatologista. A paciente pode optar também por um bronzeamento artificial que disfarce o problema. Existem diversas opções de tratamento do melasma. O médico dermatologista irá indicar a melhor opção. Contudo, é um tratamento prolongado. Para o sucesso de qualquer tratamento, é preciso evitar a radiação solar e usar frequentemente um filtro solar de qualidade.

Percebe-se que atualmente homens e mulheres, independente da idade, estão cada vez mais vaidosos. Essas pessoas almejam, acima de tudo, seu bem-estar e a elevação de sua autoestima. Estar capacitado para atendê-los, superando todas as suas expectativas, faz deste ramo de negócios uma excelente fonte de renda.


Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Estética Facial.

 

Silvania Teixeira 30-11-2015

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.