Biogás - saiba mais sobre a distribuição e o uso deste combustível

A distribuição do biogás se dá em duas etapas distintas, ou seja, do gasômetro ao centro de distribuição, e deste até os pontos de uso do biogás. No caso dos...

O biogás, por uma questão de segurança, deve ser utilizado tomando-se os mesmos cuidados dos demais tipos de combustíveis, dispensando-se o uso de qualquer outro tipo de gás

O biogás pode ser utilizado de diversas maneiras. Porém, ele precisa ser conduzido de forma adequada até os pontos de consumo. É bom lembrar que o biogás, por uma questão de segurança, deve ser utilizado tomando-se os mesmos cuidados dos demais, dispensando-se o uso de qualquer outro tipo de gás combustível. Assim, as tubulações que o conduzirão sempre deverão estar bem vedadas e, por isso, será necessário fazer uma verificação frequente da existência de vazamentos ao longo de toda a rede distribuidora do biogás, ou seja, desde o biodigestor até o ponto de utilização.

Formas de utilização do biogás

a) Rede de distribuição do biogás

A distribuição do biogás se dá em duas etapas distintas, ou seja, do gasômetro ao centro de distribuição, e deste até os pontos de uso do biogás. No caso dos biodigestores indianos e dos cobertos por plástico, que possuem gasômetro móvel, a conexão entre eles e a tomada de biogás que o conduzirá até o centro de distribuição deverá ser feita com mangueiras flexíveis de plástico, que permitam acompanhar o deslocamento do gasômetro.

Do centro de distribuição até os pontos de consumo, o biogás poderá ser conduzido em tubulações de cobre, de ferro galvanizado ou PVC rígido de 3?4”, que poderão ser enterradas ou embutidas nas paredes das edificações. Próximo de cada ponto de consumo, deverão ser instalados registros de controle que, quando abertos, permitirão a passagem do biogás e, quando fechados, interromperão a entrada do mesmo até o ponto de consumo.  Para tal pode-se utilizar registros de globo, feitos de latão, que normalmente são utilizados em tubulações de água.

b) Formas de uso do biogás

As formas mais comuns de utilização do biogás são as seguintes:
- Em fogões a gás, substituindo o GLP ou a lenha, sendo necessário apenas adaptar os injetores de gás, que, nesse caso, deverão ser mais compridos e possuírem diâmetros maiores;

- Em lampiões, utilizados na iluminação de ambientes;

- No aquecimento de água, utilizada para banhos;

- Em campânulas, utilizadas no aquecimento de pintinhos nas granjas;

- No acionamento de geladeiras, devendo esses equipamentos ser adequados para funcionar a gás;
 
- No acionamento de motores, a gasolina, álcool ou diesel, desde que devidamente adaptados para biogás;
 
- No acionamento de geradores, a gasolina, álcool ou diesel, que poderão ser utilizados no fornecimento de cargas elétricas, que serão utilizadas no acionamento de equipamentos elétricos, em corrente alternada, a 110 ou 220 volts.  
Precaução importante que não pode deixar de ser tomada refere-se aos cuidados que se deve ter quando o biogás for utilizado em fogões, para que as chamas não se apaguem e ocorram vazamentos do biogás para o ambiente.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores.

Silvania Teixeira 25-01-2016

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.