Como conseguir um gramado bonito e resistente

Muitas pessoas não sabem que um gramado aparado, à altura certa e no momento adequado, torna-se muito mais resistente a ervas daninhas, doenças e pragas. A frequência com...

Muitas pessoas não sabem que um gramado aparado, à altura certa e no momento adequado, torna-se muito mais resistente a ervas daninhas, doenças e pragas

Muitas pessoas não sabem que um gramado aparado, à altura certa e no momento adequado, torna-se muito mais resistente a ervas daninhas, doenças e pragas. A frequência com que o gramado necessita ser aparado depende de alguns fatores: tipo de grama, época do ano, regime de regas e adubação. Segundo Cláudio Coelho de Paula, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Gramas e Implantação de Gramados, “A razão é que cada tipo de grama tem uma característica própria de crescimento, com intensidades diferentes, em cada época do ano”.

A prática comprova que, quanto mais se fertiliza e rega um gramado, mais frequentemente ele precisará ser aparado. E que, quando a grama é aparada de maneira adequada e na altura recomendada, as raízes crescem mais profundamente e os gramados ficam mais bonitos e saudáveis.

Algumas variedades, como a São Carlos, sentem demais quando a poda é atrasada, chegando mesmo a ficar amarelada e fraca. Assim, a indicação da hora certa de aparar nos deve ser dada pela altura da grama, dependendo da variedade plantada.


Como conseguir um gramado bonito e resistente - variedades - Artigos Cursos CPT
Existem diversos tipos de cortadores de grama, desde os manuais, do tipo carretel ou espiral, até os de faca rotatórias, elétricos ou à gasolina, com rodinhas, ou sem rodinhas, para não falar dos mais populares de todos, aqueles do tipo ceifadeira elétrica, que cortam a grama através de um fio de nylon, girando em alta velocidade. Nos grandes plantios, usa-se uma roçadeira acoplada a um trator para a poda dos gramados.

O modelo a ser adotado vai depender, basicamente, da área do gramado e, claro, do custo dos equipamentos. Como regra geral, sugere-se o seguinte:

Como conseguir um gramado bonito e resistente - área e tipo - Artigos Cursos CPT
Independente do modelo a ser escolhido, deve-se manter as facas do cortador sempre muito bem afiadas. Por girarem em altíssima velocidade, facas cegas chegam até aparar a grama. Aparam, mas não cortam. Na verdade, as facas sem afiar mastigam os tecidos vegetais das folhas, deixando o gramado com uma aparência amarronzada e abrindo caminho para a ocorrência de doenças e pragas, pois aumentam consideravelmente a área de corte da folha, que ficará com sua superfície ainda mais exposta, possibilitando, assim, a entrada de patógenos nas plantas.

ATENÇÃO!


A grama não deve ser aparada quando ela estiver molhada e, antes de iniciar o trabalho, recolher pedras, gravetos, ou outros materiais que possam quebrar as facas do cortador, ou serem colhidos por elas e lançados à distância em altíssima velocidade.

Com respeito aos restos culturais que sobraram da poda, sabe-se que eles, se ficarem depositados nos gramados, devolvem nutrientes; entretanto, o excesso pode ser prejudicial, na medida em que a palha seca acaba formando uma espécie de esteira, que bloqueia a luz do sol. As aparas, também, nas épocas úmidas e quentes, podem produzir uma fermentação indesejável junto ao solo, prejudicando o gramado. Assim, é sempre bom remover o excesso de aparas com vassouras metálicas sempre que cortar o gramado e, duas a três vezes, por ano, fazer uma varredura mais profunda com ancinho. Em nível comercial, já que o volume de trabalho é muito grande, depois de feita a poda, os restos culturais são retirados do gramado utilizando-se um aspirador gigante, acoplado a um trator, que, por sinal, é bastante eficiente e pode ser encontrado em empresa especializadas em equipamentos agrícolas.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 08-08-2016

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.